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Edital - Módulo e/ou temática eletiva de formação cidadã

Modalidade presencial em 2018/1

O Núcleo de Formação Cidadã (NFC) abre este edital para inscrições de temas para compor os módulos que serão oferecidos aos discentes no primeiro semestre de 2018, no período abaixo discriminado.

1. Período de inscrição de propostas de temas de formação cidadã: 1º a 20 de agosto de 2017.

2. Os critérios para a inscrição são:
a. Ser docente da Universidade Metodista há no mínimo 2 (dois) anos;
b. Ter disponibilidade de horário para ministrar a temática Eletiva e ou Módulo de Formação Cidadã no primeiro semestre de 2018;
c. Ter preenchido devidamente os documentos de inscrição: 1. Formulário de Inscrição e 2. Plano de Ensino 
d. A proposta deve estar em consonância com o Projeto Pedagógico de Formação Cidadã da Universidade Metodista de São Paulo.
e. A bibliografia básica deve constar do acervo da biblioteca da Universidade Metodista de São Paulo.

2.1 Inscrição:
a. A entrega dos documentos de inscrição será feita pelo e-mail: 
b. A inscrição somente será efetivada com a entrega de todos os documentos solicitados e devidamente preenchidos.
c. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.
d. Cada docente proponente poderá enviar somente uma nova proposta de temática Eletiva de Formação Cidadã.
e. A proposta deve ser individual.

3. Seleção das propostas
3.1 Todas as propostas apresentadas serão analisadas pelo colegiado do Núcleo de Formação Cidadã e um/a parecerista.
3.2 Após a aprovação a proposta será organizada no módulo de Formação Cidadã, composto pelo tema Ética e Cidadania (Filosofia) e o(s) tema(s) aprovados pelo colegiado.
3.3 Após a organização o Módulo será submetido à eleição por parte dos discentes, que escolhem dentre no mínimo três propostas qual será oferecido para a turma. O módulo com o maior numero de votos será formado.

3.4 Critérios de seleção e vagas:
a. Aderência da proposta apresentada com o Projeto Pedagógico do Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista
b. Comprovação de experiência do docente com a proposta apresentada (Currículo Lattes).
c. A temática deve contribuir para a integração curricular da extensão, aproximando as relações entre estudantes, professores, comunidades e movimentos sociais.
d. A temática deve favorecer a formação do profissional cidadão, isto é, aquele capaz de se situar historicamente e socialmente, aliando o saber técnico a uma perspectiva de transformação social.
e. As temáticas Eletivas são oferecidas semestralmente, sendo aprovados até 02 (dois) novos temas a cada semestre e podendo ou não ser repetida a oferta de temática em outros semestres.

4. Local de expediente e informações: Núcleo de Formação Cidadã – Edifício Beta, sala 120. Telefone para contato (11) 4366-5968. Horário de atendimento 13h às 22h. E-mail:

5. Eleição das temáticas eletivas pelos estudantes:
a. As eleições ocorrerão de 2 a 17 de outubro de 2018.
b. O processo de apuração é de responsabilidade do Colegiado do Núcleo de Formação Cidadã.
c. O resultado da eleição será encaminhado a todos os docentes inscritos após o processo de apuração.

6. Disposições finais:
a. As temáticas Eletivas obedecerão aos mesmos critérios de avaliação previstos no manual do aluno, podendo, entretanto divergir em sua metodologia de ensino e cronograma.
b. O docente assume o compromisso de manter os horários indicados disponíveis exclusivamente para ministrar temáticas Eletivas. Solicitamos aos docentes comunicarem ao colegiado de seu curso a inscrição de temática(s) para o processo eletivo.
c. A organização dos horários de oferecimento será realizada pela coordenação do Núcleo de Formação Cidadã. Havendo necessidade o docente será consultado.
d. As temáticas Eletivas de Formação Cidadã presenciais são de 40 horas.
e. Documentos que precisam ser entregues: 1.Formulário de Inscrição da Temática Eletiva e ou Módulo de Formação Cidadã e 2.Plano de Ensino
f. Documentos e livros para consulta:

• Projeto Pedagógico do Núcleo de Formação Cidadã. (disponível em: http://www.metodista.br/nfc )
• ALMEIDA, Danilo Di Manno de. Corpo em ética: perspectivas de uma educação cidadã. São Bernardo do Campo: UMESP, 2002. (disponível em: http://www.metodista.br/nfc )
• COVRE, Maria de L. M.. O que é cidadania. São Paulo: Brasiliense, 2007.
• GOHN, Maria da Glória. História dos movimentos e lutas sociais: a construção da cidadania dos brasileiros. São Paulo: Loyola, 2001.
• PANSARELLI, D.; SILVA, E. A.; PIZA, S. de O. (Org.) et al. Cidadania, que coisa é essa?: a formação cidadã na Universidade. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2010.
• PINSKY, J.; PINSKY, Carla B. (Org.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2005.
• SANTOS-JUNIOR, Oswaldo de Oliveira. Educação em direitos humanos e os desafios impostos pela globalização. Revista do Curso de Direito da Faculdade de Humanidades e Direito, v. 9, n. 9, 2012. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/RFD/article/view/3543/3200

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