Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Núcleo de Educação em Direitos Humanos / Eventos / I Semana de Educação em Direitos Humanos / Seminário

Seminário

Público-alvo: estudantes, acadêmicos e todos aqueles que queiram ter acesso à contribuição acadêmica de estudiosos internacionais renomados aos Direitos Humanos, à ética, liberdade e à justiça para todos.

O Seminário terá a presença de:

  • Prof° Dr. Enrique Dussel (UNAM e UAM/ México)
  • Prof° Dr. Salomón Lerner - Reitor Emérito da PUC-Peru e Presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru (2001 - 2003)
  • Profa Dra  Vera Maria Ferrão Candau (Programa de Pós–Graduação em Educação da PUC-RJ)


Inscrições até 13 de agosto

Local:
Anfiteatro Sigma – Campus Rudge Ramos
Rua Alfeu Tavares, 149 – Bairro Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP


O I Seminário Internacional de Educação em Direitos Humanos marca o inicio de uma série de seminários a serem realizados periodicamente pelo NEDH, na Universidade Metodista de São Paulo, dirigidos para promover o conhecimento e a reflexão sobre os direitos humanos.

O tema desta primeira edição procura debater o lugar da pesquisa na complexa relação que há entre educação e religião na América Latina, sobretudo no que se refere a três temas interligados de forma crucial nesta região do mundo: memória, justiça e libertação.

Historicamente, na América Latina, os temas da educação e da religião encontram-se profundamente imbricados. Em particular com a colonização luso-espanhola e a presença jesuítica como responsável pela educação escolar no continente por mais de dois séculos, formaram-se vínculos de tensão, servindo tanto a propósitos de dominação colonial e neocolonial, em suas múltiplas formas, como a proposição de debates, que invocam princípios religiosos para fundamentar reivindicação de direitos. Nos períodos autoritários que a América Latina enfrentou em diferentes países, também essas duas temáticas tiveram especial relevância.

O Seminário conta com conferencistas do porte de: Enrique Dussel, professor da Universidade Autônoma do México, um dos fundadores do movimento da Filosofia da Libertação; Salomón Lerner, Reitor Emérito da PUC-Peru, presidente da Comissão de Verdade e Reconciliação do Peru (2001-2003); e Vera Candau, professora da PUC-RJ, nome de referência na área da Educação e uma das pioneiras na Educação em/para Direitos Humanos.

Confira a programação

Comunicar erros