Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 11 / VII Seminário Integrado e II Colóquio Internacional

VII Seminário Integrado e II Colóquio Internacional

Izabel Méo

Com o tema Políticas Públicas Integradas na Efetivação da Comunidade Cívica a Cátedra Gestão de Cidades organizou seu VII Seminário Integrado e II Colóquio Internacional. O evento foi realizado na Universidade Metodista de São Paulo, campus Rudge Ramos.

O seminário e colóquio tiveram como objetivo analisar a relação entre políticas públicas integradas e suas práticas na construção da comunidade cívica e também qual o papel das universidades nessa questão. Estiveram presentes representantes da universidade como o pró-reitor Paulo Bessa, o pastor Eduardo Prates da Silva e a coordenadora da Cátedra, profa. Dagmar Silva P. de Castro. Também participaram do evento pesquisadores, alunos e representantes de instituições parceiras prestigiaram o evento.

Pela manhã o Núcleo de Artes e o Núcleo de Formação Cidadã da Universidade promoveram um debate com os alunos com base em trechos do filme Favela Rising. Em seguida houve a abertura oficial com diversas autoridades da Universidade e da Região do Grande ABC. A primeira mesa do evento abordou o tema Relatos Bem Sucedidos de Participação Social despertando intensos debates e reflexões no público. Fizeram parte nesse momento: Marco Antonio da Silva, coordenador do Projeto Meninos e Meninas de Rua, Djalma dos Santos, representante da ONG espaço Beija-Flor, Silvia Gattai, professora e pesquisadora do projeto Joanópolis, e Renato Alvez, representante do Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP).

Na parte da tarde, os participantes de dividiram em três grupos diferentes. Na primeira mesa foi discutido o tema : Desafios de um novo marco jurídico para economia solidária. Os debatedores foram: Fábio Sanches, secretário adjunto da Secretaria Nacional da Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Derly de Carvalho, representante da Anteag (Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão), Francisco Fúncia, docente do departamento de economia do IMES, com mediação de Sonia Kruppa. Em outra sala, simultaneamente, o projeto ABC Integrado foi a pauta com os representantes dos CMDCAs (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) das sete cidades do Grande ABC mais o coordenador administrativo da Cátedra, Anderson Rafael Barros do Nascimento. No terceiro momento os componentes do grupo de trabalho do Projeto Bologna discutiram com o prof. Emanuelle Padovani as políticas públicas nas cidades italianas de Ravena e Perudia e compararam com as ABC.

A noite, o prof. Emanuele da Universidade de Bologna, Renato Cymbalista do Instituto Polis, Fernando Ortiz da Oficina Municipal, e o prof. Joshua Imoniana da Cátedra Gestão de Cidades encaminharam o debate Análises de indicadores para avaliação de serviços públicos prestados por Instituições Privadas: É possível controle social?.

Comunicar erros