Autoridades na abertura do Evento
O Seminário começou por volta das oito da manhã. Antes da abertura oficial do evento foram exibidos trechos do filme-documentário “Favela Rising”. A obra retrata a realidade do morro do Vigário Geral, no Rio de Janeiro e é narrada por Anderson Sá, vocalista da banda AfroReggae. Ele chegou a flertar com o crime, mas se afastou depois de entrar em contato com as oficinas promovidas pela banda.
Produzido pela produtora norte-americana VOY Pictures e dirigido por Jeff Zimbalist e Matt Mochary, “Favela Rising” ganhou o prêmio de melhor documentário no festival de Tribeca, criado pelo diretor Martins Scorcese e pelo ator e diretor Robert de Niro.
Depois do choque de realidade proposto pelo filme, os participantes do evento foram convidados a uma reflexão. O Núcleo de Formação Cidadã da Universidade Metodista organizou os grupos que apresentaram, em forma de mini-esquetes teatrais, a idéia de participação.
A abertura oficial contou com discursos dos representantes da Metodisda, incluindo a Pastoral, a Cátedra Gestão de Cidades, a Reitoria e a Diretoria da Faculdade de Ciências Administrativas. Também compareceram a vereadora Heleni Paiva que representou o Poder Legislativo do ABC, Hiroyuki Minami, que representou o Poder Executivo da região, e Amílcar Macedo Santiago, professor do Centro Universitário Santo André, que representou o Corredor Cultural e de Comercialização Inter-Universitária da Economia Solidária.
Após os seus discursos de apoio e esclarecimento das suas funções como agentes integradores de políticas públicas, deu-se início ao ponto alto do evento: Os relatos bem-sucedidos da participação comunitária.