Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 10 / Cátedra Pref.Celso Daniel realiza Seminário Integrado e Colóquio Internacional

Cátedra Pref.Celso Daniel realiza Seminário Integrado e Colóquio Internacional

No último dia 6 de abril foram realizados o V Seminário Integrado e o I Colóquio Internacional da Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades. O Seminário, realizado no campus da Universidade Metodista, contou com 145 inscritos para as atividades programadas para os três períodos. Contudo, este número foi superado: cerca de 200 pessoas participaram das discussões.

O tema central dos trabalhos foi “A gestão pública e o protagonismo social nas cidades”. A partir deste tema, foram organizadas as apresentações na abertura, a mesa de debate da manhã “A participação social nas cidades – controle social, cidadania e trabalho” e a da noite “A participação popular e a construção de um diálogo com a gestão.” No período da tarde ocorreu uma oficina de trabalho para discutir os processos de continuidade dos “Fundamentos para a elaboração de indicadores de qualidade na gestão pública nas dimensões da ética, da ação cultural e dos serviços prestados ao público”

“A cidade sob o olhar do jovem pesquisador” teve a sua segunda edição possibilitando conhecer pesquisas que se desenvolvem inclusive no âmbito da Educação Básica.

O V Seminário e I Colóquio foram experiências ricas para os parceiros que durante a preparação do evento discutiram o tema, levantaram aspectos importantes a serem discutidos e aprofundados, fizeram pesquisas e ajustes. A Cátedra, o Instituto Polis, a Oficina Municipal, a Universidade de Bolonha e os convidados ajudaram a construir o encontro que se concretizou com trocas de experiências e de olhares. Foi marcante a presença de alunos, pesquisadores, professores e membros da comunidade.

Este boletim – elaborado com a participação de alunas estagiárias e voluntárias que estudam no I e no III semestres do curso de Jornalismo da Metodista sob a coordenação do Prof. José de Sá – , retrata as discussões realizadas neste dia. Representa também a proposta da Cátedra de buscar, articular e criar situações de aprendizagem em torno do tema da vida urbana e da gestão de cidades.

Para contribuir com a discussão sobre o tema e ampliar o seminário, este boletim traz também a contribuição de Anderson Rafael Nascimento com o texto “Soberania popular e argumentação” e uma reflexão do Prof. Luiz Roberto Alves “Einstein e a Cidade: criações mútuas”.

Comunicar erros