Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 09 / Discentes do Núcleo de Formação Cidadã participam da Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades.

Discentes do Núcleo de Formação Cidadã participam da Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades.

Ao longo do 1º semestre letivo do ano de 2005, o Núcleo de Formação Cidadã, em Parceria com a Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades, ministraram um curso intitulado: Cidadania, ética pública e ação cultural. Esta disciplina, popularmente chamada de "Eletiva", tinha como proposta fazer uma reflexão sobre o nosso modo de participar e de conceber a sociedade em que estamos inseridos. As aulas, semanais, contaram com a participação de discentes dos cursos de Direito, Filosofia, Comunicação: Rádio e TV e da Teologia, que em muito contribuíram para enriquecer esta primeira experiência conjunta entre duas áreas da Universidade Metodista de São Paulo que se propõem a trabalhar a cidadania e a participação social.

A vivência desta proposta teve por objetivo, dar sentido à formação profissional cidadã, ou seja, que estes e estas discentes da UMESP pudessem visualizar sua inserção profissional de modo que a noção de cidadania estivesse presente em suas ações.

Inicialmente tivemos a necessidade de pesquisar mais os temas propostos, para que, pudéssemos fazer um diálogo com as diversas áreas do saber representadas em sala de aula. Foi assim que, no decorrer do semestre, a Cátedra Celso Daniel nos convidou para publicarmos o relato desta experiência em seu Boletim. Convite que aceitamos prontamente. Deste modo, chegamos à conclusão que, mais do que um relato, nós queríamos apresentar o fruto de nossas reflexões em sala de aula. Nós queríamos registrar nossas pesquisas. Então, levamos adiante a proposta de aproximar os temas: Ética Pública; Serviços Prestados ao Público e, Ação Cultural, de nossas formações profissionais, entendendo como estes temas fazem parte de nossas vidas, muito mais do que princípio pensávamos.

Ao término de nossa história, queremos agradecer a oportunidade única que tivemos de vivenciar esta construção coletiva.

Segue nosso convite para a leitura dos textos a seguir, que contém as reflexões que fizemos ao longo deste semestre letivo.

Grande abraço,

Professora Márcia Velasques
Núcleo de Formação Cidadã.
Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades.
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO.

Junho de 2005.
Comunicar erros