Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 08 / Grupo de Ética Pública se prepara para o 2º Seminário integrado

Grupo de Ética Pública se prepara para o 2º Seminário integrado

Desde a sua formação, o Grupo de Ética conta com 24 inscritos. O objetivo de trabalho é o de construir um indicador de Ética Pública nas Cidades, que sirva para a avaliação da qualidade das gestões públicas.

No primeiro encontro do grupo, dia 18 de novembro de 2004, data do 1º Seminário Integrado, todos os participantes se apresentaram e em seguida partiram para o processo de votação de um coordenador para o grupo. Ficou decidido que não seria eleito apenas um coordenador, mas que todos os integrantes participariam mutuamente das tomadas de decisão, a fim de chegar sempre a um consenso.

Na segunda parte da reunião foram debatidas questões que envolvem a ética pública, no intuito de chegar a definição do significado deste conceito. O texto "Ética, Política e Cidadania: revistando a vida pública" do autor Renato Janine Ribeiro, foi repassado para leitura de todos os participantes. Trata essencialmente da diferenciação dos conceitos de Ética e Moral.

O segundo encontro do grupo se realizou no dia 15 de dezembro de 2004, na Escola de Governo e Cidadania do ABC, cuja coordenadora, Ivone Santana, também participa do GT. Foi discutida a visão de cada integrante sobre o texto lido. Além disso, alguns debates sobre o tema foram apontados no Fórum Virtual de discussões

Neste ano de 2005, quem desempenha o papel de moderador do Grupo é o Prof. Marcelo Carvalho, também membro do Comitê Executivo da Cátedra.

Com a retomada das atividades, o novo mediador propôs uma agenda de discussão. Dentre os pontos abordados estão: a delimitação da área de investigação: ética, espaço público e cidade; a elaboração preliminar de conceitos operacionalizáveis - o que se deve olhar na avaliação da ética pública?; a análise da plausibilidade da utilização dos conceitos na construção de indicadores para as cidades a partir da análise de dados e da avaliação dos instrumentos; e publicação, a cada passo, dos resultados e debates.

O grupo tem discutido por e-mail o que será apresentado no dia 15 de abril, data do 2º Seminário Integrado. Haverá uma breve apresentação do andamento do trabalho do GT e para um segundo momento, há a proposta de discutir os pontos apresentados em um texto escrito pelo prof. Marcelo e lido por todos os integrantes.

Comunicar erros