Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 08 / Grupo de Discussões sobre os Serviços Prestados ao Público

Grupo de Discussões sobre os Serviços Prestados ao Público

O GT Serviços Prestados ao Público conta com participantes oriundos de entidades sindicais, organizações não governamentais, públicas e universitárias, que têm traçado uma trajetória de amadurecimento sobre como discutir fundamentos para a construção de indicadores de qualidade das gestões de cidades em uma dimensão tão ampla e complexa, como é seu objeto de trabalho.

Durante os primeiros dois meses de discussões, o grupo buscou levantar as perspectivas de seus integrantes sobre qual a amplitude dos serviços prestados ao público e quais as dimensões de avaliação que poderiam sustentar seus indicadores. Diversas opiniões e materiais foram reunidos com essa finalidade e estão disponíveis no fórum de discussões, porém suas análises não eram possíveis sem uma prévia preparação teórica.

Como conseqüência, o grupo passou à segunda fase de trabalho, voltada às leituras e discussões das bibliografias indicadas (disponível no fórum de discussões), sob a forma de seminários. Nesse período, entretanto, muitos dos participantes do grupo encontraram dificuldades para comparecer às reuniões, o que limitou o alcance dos seminários. Para enfrentar essa situação, o grupo acordou em manter as leituras individuais, limitar as reuniões e, durante elas, realizar debates para a definição dos fundamentos que orientarão a construção de indicadores.

Foram, então definidas cinco categorias de temas, para as quais foram elaboradas questões para orientação das reflexões individuais que foram, posteriormente, debatidas em grupo. Foram as categorias analisadas:

  • Criação (ou concepção) dos serviços prestados ao público;
  • Gerenciamento e execução e feedback;
  • Demanda Atendida;
  • Controle Social;
  • Marco Legal.

Como resultado dessa etapa atual dos trabalhos, o grupo irá elaborar um questionário básico sobre a qualidade das gestões de cidades na dimensão serviços prestados ao público para ser debatido no 2º Encontro Presencial dos Seminários Integrados da Cátedra Celso Daniel, em 15 de abril, na Universidade Metodista de São Paulo. Após os ajustes decorrentes deste debate, o questionário poderá passar por um testado, por meio de um piloto a ser aplicado junto à população. Paralelamente a esse teste piloto, o grupo irá se dedicar à estruturação da fundamentação teórica, em forma de documento de discussão, para o que serão retomadas as discussões teóricas sobre o tema.

Comunicar erros