Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 07 / "O espaço do respeito e interesse à cultura alheia."

"O espaço do respeito e interesse à cultura alheia."

Fórum Social Mundial - 26 de janeiro a 31 de Janeiro

Construa um espaço de debates, com diversas culturas de 135 países, pessoas de todas as idades, diferentes interesses sociais, políticos, pessoais e profissionais. Diversas formas de comunicação e respeito pleno às regras propostas para a boa convivência de todos, espaços disponíveis para todos conhecerem as suas culturas entre si e o mais importante, o respeito íntegro que se mantém entre elas. Construímos então o Fórum Social Mundial que integra tantas atividades interessantes em seus dias de evento que fica impossível assistir a 1% da programação completa, com mais de 2.500 atividades em 5 dias de eventos.

O Acampamento da Juventude é um espaço criado para o Fórum que abriga pessoas do mundo inteiro, porém se destaca bastante pessoas interessadas pelos debates de todo o Brasil e da Argentina, Chile, Paraguai, Bolívia, Venezuela e Uruguai. Este convívio comum que se dá por uma semana entre os irmãos da América do Sul cria um clima de motivação para toda a juventude do nosso continente, uma breve consciência de que se quisermos mudar algo em nossos países, teremos que fazer unidos.

Dentre as várias atividades que assisti e participei no Fórum e no Acampamento, destaco principalmente estas, que foram bem marcantes:


1 - Gilberto Gil pressionado pela juventude do Acampamento.

Este foi o momento mais marcante para mim no Fórum, O Ministro da Cultura Gilberto Gil esteve no dia 27 de Janeiro de 2005, por volta das 21h30 no Centro de Ação: Laboratório de Conhecimentos Livre, no V Acampamento Intercontinental da Juventude para divulgar algumas ações do Ministério da Cultura e responder algumas perguntas do público. Gilberto Gil foi extremamente questionado pelos participantes e ficou bastante nervoso com o protesto contra as ações de seu Ministério. Os participantes questionavam quanto as apreensões de equipamentos de rádios comunitárias pela Polícia Federal, haviam muitos cartazes de protesto, e à medida que os manifestantes questionavam a Gilberto Gil sobre a questão da Rádio comunitária e do Software Livre, o Ministro fugia das respostas e deixava que seus assessores respondessem por ele. Gil só se limitou a dizer: "Eu sou um ser humano limitado! Eu posso o que eu posso e mais nada!". Resposta muito vaga para questões de extrema importância que ali eram debatidas.

No final das manifestações, Gilberto Gil acabou fazendo uma apresentação, tocando algumas musicas.


2 - A Comunidade do Santo Daime

Você já ouviu falar do Santo Daime?

È uma religião que tem como objetivo alcançar o auto-conhecimento e a experiência de Deus ou do Eu Superior Interno. No ritual utiliza-se o chá de Ayahuasca, este chá foi renomeado pelo Mestre Irineu pelo nome de Santo Daime. O Mestre Irineu é o fundador da religião. O Santo Daime possuí seus próprios hinos, que são cantados por todos durante o ritual, ou durante o Trabalho.

A Comunidade: "Santo Daime, Jardim do Beija Flor" se instalou no V Acampamento Intercontinental da Juventude próximo à área de Central de Inscrições, em um local de fácil acesso e passagem de todos, realmente como intuito de divulgar o Santo Daime.

Os rituais foram feitos ali mesmo, em uma pequena área reservada por uma corda, um público assistia aos trabalhos, o que é bem incomum porque normalmente o trabalho é realizado em áreas bem afastadas, para não atrapalhar na concentração do grupo.

Para obter maiores informações sobre o Santo Daime acesse: www.santodaime.org


3 - Repressão ao PSDB

Logo quando cheguei ao acampamento da Juventude, no dia 25 de Janeiro, quando ainda estava montando a barraca e arrumando os pertences, ouvi bem perto de mim um protesto de uma estudante contra um grupo que estava se instalando. No início ela protestava sozinha e ninguém prestou atenção nela, mesmo até o grupo que estava ali sendo contestado.

Passados alguns minutos, os acampados que por ali passavam se juntavam à estudante, então ficou claro, estavam eles protestando contra um grupo da Juventude do PSDB que queria montar uma espécie de centro do Partido. O que era proibido pelas regras do Acampamento.

Muitas pessoas se juntaram ali na frente e gritavam vozes de protesto contra os PSDBistas, houve muita resistência da juventude do partido, porém a segurança chegou e constatou o Parágrafo 9 da carta de Princípios da Fórum Social Mundial.: "Não deverão participar do Fórum representações partidárias nem organizações militares. Poderão ser convidados a participar, em caráter pessoal, governantes e parlamentares que assumam os compromissos desta Carta." Aos gritos de "Fora daqui, fora daqui!" e "Vá pra Davos!" a juventude do PSDB foi expulsa do acampamento.

Gilberto Pelegrini Filho é aluno do curso de Administração da FCA/UMESP e estagiário da Cátedra Pref Celso Daniel de Gestão de Cidades.

Comunicar erros