Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 06 / GT - Ação Cultural

GT - Ação Cultural

O grupo de Ação Cultural contou com a participação de 25 pessoas expressando uma enorme diversidade de experiências acumuladas e de inquietudes a serem discutidas neste campo. No grupo estavam presentes artistas, analistas, assessores e agentes, envolvidos com diferentes campos da ação cultural: acervos e patrimônio histórico, música, literatura, audiovisual; pessoas que trabalham em escolas, em centros de cultura e arte na rua; que atuam no serviço público e em espaços comerciais. Este acúmulo presente no grupo constitui uma bagagem substantiva para a estabelecer os fundamentos para os indicadores.

A coordenação dos trabalhos foi coletiva entre parceiros organizadores dos Seminários: Julio Mendonça, Dalila Teles Vera, Simone Zarate e Alexandre Takara.

O primeiro momento da conversa foi dedicado à apresentação de cada um dos presentes, que também manifestou sua expectativa em relação ao trabalho em andamento. Após esta rodada, o grupo iniciou a discussão sobre os conceitos orientadores, retomou os objetivos do trabalho e definiu quais seriam os próximos passos.

O grupo manifestou um grande interesse para que tudo seja documentado, reforçando o fórum como um espaço privilegiado para a apresentação dos referenciais teóricos, discussão dos conceitos e debate das propostas. As reuniões presenciais passaram a se constituir em espaço de consolidação das discussões ocorridas no ambiente virtual e de definição dos passos seguintes.

Nesta reunião, foi acordado que os presentes acessariam o fórum para fazer a sua apresentação virtual e que colocariam sugestões de leitura para iniciar o debate sobre os conceitos de cultura e ação cultural, buscando apontar a questões consideradas significativas a fim de que possamos ressignificar estes conceitos.

Foram eleitos para coordenar o grupo: Julio Mendonça. Simone Zárate e Fabio Kobol Formazari. A próxima reunião presencial do grupo será no dia 20 de janeiro, às 14hs na Livraria Alpharrabio. Este encontro definirá o quadro conceitual que orientará todo o trabalho do grupo. Até lá, o fórum será o espaço de amadurecimento e discussão.

Comunicar erros