Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 04 / O vídeo nas eleições

O vídeo nas eleições

"É um meio de mostrar aos trabalhadores as suas próprias vidas", comenta Elizeu Marques da Silva, coordenador da TVT (TV dos Trabalhadores) sobre o vídeomóvel, que é um caminhão baú equipado com dois telões, vídeos e aparelhos de áudio, criado para levar cultura e informação para os trabalhadores e para a população.

O vídeomóvel exibi filmes ou eventos ao vivo em transmissões simultâneas e também já transmitiu o telejornal dos trabalhadores.

Desde 1988 rodando pelo Grande ABC, o caminhão baú da TVT pode ser locado e é muito requisitado em época de eleição, para a reprodução de comícios se instalando ao lado dos palanques ou em locais movimentados como cruzamentos ou praças públicas para passar propagandas políticas.

Criado com o apoio de uma entidade holandesa, a ICO, o vídeomóvel nasceu da necessidade de mostrar aos trabalhadores as matérias feitas com eles, registrando suas vidas e reproduzindo-as para eles mesmos nas portas das fábricas e para a população em geral nos bairros das cidades do Grande ABC.

"Em uma atividade em Santos, nós chegamos a juntar 2 mil pessoas", lembra o coordenador da TVT sobre a receptividade da população com o vídeomóvel.

Segundo Eliseu Marques da Silva, a TVT é reconhecida tanto dentro como fora do país, com dois prêmios Vladimir Herzog no Brasil e um outro prêmio dado por uma TV suíça, mas o vídeomóvel ainda não tem um grande reconhecimento nacional.

Um pouco sobre a TVT

Contestando o monopólio dos meios de comunicação eletrônicos no Brasil e criada com a finalidade de democratizar a informação promovendo a cidadania e a cultura popular, a TVT tem como principais clientes os sindicatos, os partidos, as administrações públicas e os movimentos sociais.

Com cerca de 400 vídeos produzidos e editados e um acervo que reúne mais de 4 mil fitas, a TV dos trabalhadores apresenta desde 1986, quando foi fundada, os principais momentos históricos do país e dos trabalhadores.

Muito procurada por alunos e professores, a videoteca da TVT também realiza a copiagem e a transcodificação de fitas. Possui equipamentos para gravação e edição nos formatos profissionais Betacam e Super VHS, usadas em grandes emissoras de televisão.

Reconhecida com prêmios por diversos programas e documentários, a TVT tem em seu lema o que muitas emissoras poderiam ter como objetivo principal, mas infelizmente não levam em conta, que é ter a população em geral como sujeito de seus programas mostrando suas lutas e caminhadas.

Comunicar erros