Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Boletim / Boletim nº 03 / Programa Bairro Ecológico: moradores indicam caminho pela mobilização

Programa Bairro Ecológico: moradores indicam caminho pela mobilização

A cena é incomum na periferia de São Bernardo do Campo, município da região metropolitana de São Paulo: duas adolescentes tomando sol, sentadas em um campo gramado bem cuidado. Nem um sinal de lixo ou depredação por perto.

A paisagem inclui um dos braços da represa Billings e uma pequena estação de tratamento de esgoto, construída apenas para atender o bairro Jardim Pinheiro, o mais completo projeto do Programa Bairro Ecológico, iniciativa do município de São Bernardo em conjunto com o governo do Estado de São Paulo, que busca soluções para a ocupação das áreas de manancial na cidade.

Bruna Maria Vieira tem 15 anos e mora há pouco mais de quatro no Jardim Pinheiro, também conhecido como "Pinheirinho". Aluna de escola pública e pretendente a uma vaga no curso de História, ela conta sobre o asfalto ecológico, que cobre as ruas do bairro, e a Estação de Tratamento de Esgoto, a primeira no estado de São Paulo construída para atender um único bairro.

Ela fala com orgulho que foram os próprios moradores que custearam a estação, em 20 prestações de 28 reais por casa. Reclama da falta de vontade da maioria dos moradores em participar das discussões sobre as necessidades e o futuro do "Pinheirinho", que ocorrem nas salas de aulas vazias da única escola pública do local.

Embora os agentes comunitários municipais acreditassem que os moradores desenvolveriam o senso de responsabilidade pelos benefícios a curto prazo, Bruna mostra-se um caso isolado de consciência social e de informação.

A grande maioria dos moradores do Jardim Pinheiro entrevistados não sabia ao menos que todas as fossas do bairro haviam sido enterradas há um ano e que, desde então, todo o esgoto era jogado na estação.

Ainda assim, o bairro é excepcionalmente limpo e bem cuidado para os padrões da periferia paulistana.

Sobre o Programa Bairro Ecológico - http://www.saobernardo.sp.gov.br/

Comunicar erros