Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Publicações / Artigos / A dinâmica do Comércio Exterior no Grande ABC Paulista durante o período 2005-2010

A dinâmica do Comércio Exterior no Grande ABC Paulista durante o período 2005-2010

Prof. Me. Moisés Pais dos Santos - Revista da Faculdade de Administração e Economia

Confira o artigo publicado na Revista Eletrônica da Faculdade de Administração e Economia da Metodista (Vol. 3, No 1 - 2011).

Resumo
A região do Grande ABC, assim como a economia brasileira, absorveu os reflexos da crise econômica e financeira mundial que se iniciou nos EUA no ano de 2008. Ao comparar dados de comércio exterior do Grande ABC no ano 2010 com o do ano 2005, constatou-se uma queda significativa (em torno de 40%) no saldo da balança comercial. Nesse mesmo período, enquanto as exportações cresceram apenas 16%, as importações avançaram 77% o que explica o aumento expressivo no saldo da corrente de comércio (40%). A tendência de deterioração do saldo da balança comercial também ocorre quando se analisa os dados para o Estado de São Paulo e para o Brasil. No estado paulista, a balança comercial apresenta saldo negativo desde o ano de 2008. Apesar dos reflexos da crise de 2008, a deterioração de indicadores do comércio exterior da região do Grande ABC teve início antes da crise, sugerindo que outras variáveis, como por exemplo, a taxa de câmbio, tem influenciado negativamente no comportamento das exportações, importações, balança comercial e participações relativas.

Comunicar erros