Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / UNISOL faz acordo com cooperativa italiana

UNISOL faz acordo com cooperativa italiana

07/07/2009 11h48

O 2º Congresso da Unisol Brasil, que começou nesta segunda-feira (06/07) em São Bernardo e prossegue nesta terça (07), trouxe oportunidades para as cooperativas da Região, principalmente na área da construção civil. A cooperativa Legacoop, da Itália, assinou acordo com a Unisol Brasil para troca de experiências de sustentabilidade e fontes energéticas.

“Vamos poder discutir novas tecnologias, pensar estratégias para fomentar esse setor e analisar nichos de mercado no Brasil e no exterior”, disse o presidente da Unisol, Arildo Lopes.

O primeiro dia de congresso reuniu mais de 700 pessoas que assistiram aos debates. Um dos temas discutidos foi o acesso ao crédito para as cooperativas. Entre as soluções foi apresentada pela Unisol Finanças, que faz análise diferenciada dos bancos, acompanha a cooperativa e tem disponível mais de R$ 2 milhões para o crédito.

O diretor executivo da Rede Unitrabalho, Francisco José Carvalho Mazzeu, apresentou o Fundo de Capital Solidário destinado a fazer aportes de capital. “Esse tipo de fundo é para os empreendimentos que não se enquadram em alguns financiamentos oferecidos pelos bancos. Geralmente, é feito com valor acima de R$ 200 mil”, explicou.

O debate sobre as relações internacionais teve a presença de representantes de redes de cooperativas da Itália e do Canadá. Sandra Pareschi, representante da Nexus, comparou a economia italiana com a brasileira. “O Brasil tem programas contra a pobreza e produz combustíveis como o etanol. Esse tipo de economia é diferente e importante para outros países”, disse.

O objetivo das mesas de debate realizadas neste primeiro dia é debater a organização e o aperfeiçoamento da legislação, eliminar a alta burocratização e fazer uma unificação de base de dados com informações gerais sobre coordenação e cooperação mútua nas políticas de promoção, formação, assistência técnica e capacitação estabelecida nas linhas de trabalho.

O presidente da Unisol espera que os debates para os setoriais façam surgir propostas que vão nortear a Unisol Brasil nos próximos três anos. “Teremos debates amplos com empreendimentos que terão informações sobre créditos, comercialização, relações internacionais. É um momento rico”, afirmou.

Nesta terça-feira (07/07), a Unisol fará a prestação de contas da gestão e discutirá as mudanças estatutárias para melhorar a dinâmica e o funcionamento da empresa.

Cooperativas querem divulgar trabalho para vender mais

Representantes das cooperativas de todo o Brasil estiveram presentes no 2º Congresso da Unisol Brasil. Foram 430 empreendimentos autogestionários de 22 Estados das cinco regiões do País.

A representante da Cooperativa de Artesanato Amazônico Paiol, Francilia Valentim do Nascimento, veio da cidade de Rio Branco, no Acre. “Vim para divulgar o nosso trabalho que, aqui em São Paulo, é pouco conhecido. Quero trocar ideias com pessoas de outros empreendimentos e comercializar”, disse.

São cerca de 40 mulheres cooperadas que vivem da venda do artesanato feito com sementes naturais como, por exemplo, pulseiras, colares, brincos, imã de geladeira, porta-jóias, chaveiros e outros. A cooperativa tem cinco anos de formação e conta com apoio do governo do Estado do Acre, da Secretaria de Turismo e do Sebrae. “Queremos uma estrutura ainda melhor e a Unisol está dando essa oportunidade”, disse. O representante da Comapi (Cooperativa Mista dos Apicultores da Microrregião de Simplício Mendes), José de Anchieta Moura, saiu do Piauí apenas para participar do congresso. “Nossa cooperativa produz mel puro. Temos 930 cooperados em 32 comunidades e dez municípios”, contou.

De acordo com Moura, apenas no ano de 2008 a produção da apicultura foi de 250 toneladas, sendo exportado aproximadamente 80% do estoque para os Estados Unidos. O produto também está sendo comercializado para o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) do Governo Federal, por meio do Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).


Fonte: ABCD Maior

Comunicar erros