Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Unicamp realiza seminário sobre políticas de proteção social especial para crianças e adolescentes

Unicamp realiza seminário sobre políticas de proteção social especial para crianças e adolescentes

09/11/2009 09h26

O objetivo do Seminário é provocar a reflexão junto aos atores envolvidos no trabalho com famílias, crianças e adolescentes no âmbito do Sistema Único da Assistência Social e à luz do Plano Nacional de Promoção, Defesa e Garantia do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária. Pretende-se discutir ações importantes de proteção especial voltadas para a Infância e Juventude, dentre elas: Os Serviços de Acolhimento Institucional com base na Pesquisa realizada na Região Metropolitana de Campinas pelo Observatório de Convivência Familiar,  e Comunitária e os Serviços de acolhimento familiar.  Pretende-se também discutir as diretrizes nacionais para a implementação dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e os aspectos conceituais e metodológicos do trabalho com família.

OBSERVATÓRIO DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA


O Observatório de Convivência Familiar e Comunitária, criado pelo Núcleo de Estudo de Políticas Públicas (NEPP) da UNICAMP em 2008, tem o prazer de convidar os atores envolvidos com políticas de defesa dos direitos de crianças e adolescentes para participar do seminário "FAMÍLIA E POLÍTICAS DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES".
Desde 2008, o Observatório tem trabalhado no acompanhamento da implementação do Plano Nacional de Proteção, Promoção e Defesa de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária, com vistas a contribuir para o debate e para a reflexão do tema, por meio de informações que ajudem a estimular uma perspectiva crítica para os profissionais envolvidos com o tema e para a sociedade em geral. Espera-se, deste modo, poder oferecer indicadores e dados que subsidiem a implementação de políticas e programas vinculados ao PNCFC. O NEPP entende, também, que as ações desencadeadas para o acompanhamento do PNCFC terão papel importante junto aos gestores, conselheiros dos municípios e todos os demais atores sociais que direta ou indiretamente estejam vinculados à questão da garantia dos direitos fundamentais da criança e do adolescente.

PROGRAMAÇÃO
 
DATA: 26 de Novembro de 2009
LOCAL: Centro de Convenções da Unicamp - Auditório III
 
8:30 às 9:00: Credenciamento
 
9:00 às 9:30: Cerimônia de Abertura
 
9:30 às 11:30:
Painel 1 - Os novos desafios da Política de Proteção Social Especial Para Crianças e Adolescentes .
 
Diretrizes Nacionais para o atendimento de Crianças e Adolescentes no Centro de Referência Especializado de Assistência Social - Representante da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS (a confirmar).
 
Experiências de Acolhimento Familiar no Brasil - Luciene Alves Miguez Naiff - Pesquisadora do CIESPI/UFRJ
 
Convivência Familiar e Comunitária nos serviços de Acolhimento Institucional da Região Metropolitana de Campinas - Rodrigo Coelho - Pesquisador do NEPP/Unicamp.
 
Coordenador: Dr. Richard Pae Kim - Juiz da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Campinas
 
11:30: Debate
 
12:00: Almoço
 
13:30:
Painel 2 - Desafios no trabalho com a família contemporânea na perspectiva da Assistência Social
 
Trabalho com Família a partir das Diretrizes e Programas da Assistência Social - Marta Silva Campos - Professora PUC-SP

Instrumentalidade no Trabalho com Família - Mara Rubia de Souza Albano Felix - Assistente Social da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte
 
Coordenadora da Mesa: Regina Maria Hirata - Pesquisadora do NEPP/Unicamp
 
15:30: Debate
 
16:45: Encerramento

Comunicar erros


X