Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Transition Town: movimento é debatido em colóquio

Transition Town: movimento é debatido em colóquio

14/05/2009 11h57 - última modificação 21/05/2009 12h20

Em colóquio realizado na última quarta-feira, 29 de outubro a Prof.ª Dr.ª Waverli Neuberguer relatou sua experiência com o movimento Transition Town na cidade de Totnes na Inglaterra.

O termo “Transition Town” se refere a uma cidade que use menos energia e recursos do que utilizamos hoje, com planejamento e design adequados para ser mais resiliente, abundante e prazerosa de viver.

O destaque nessa iniciativa fica por conta da comunidade, que se juntou e sugeriu mudar a matriz enegética de Totnes, cidade de 30 mil habitantes, mostrando que é possível escolhermos novas alternativas para resolvermos os velhos problemas.

Waverli ressaltou a importância de uma comunidade bem informada e muito participante. “Esse movimento, que hoje já existe em mais de 700 cidades, só aconteceu porque nasceu da preocupação que a população tinha em relação ao futuro”. E completa: “As pessoas fizeram a diferença, elas foram protagonistas de suas próprias histórias”.

Ainda segundo a professora, a principal preocupação daquela população foi a questão de como adequar as suas necessidades com aquilo que o planeta pode oferecer. Por fim, Waverli concluiu: “É preciso reconhecer nossa inaptidão coletiva para pensar, decidir e trabalhar pelo futuro que queremos”.

Mais informações sobre o movimento Transition Town  podem ser obtidas nos sites: www.transitiontowns.org;  www.livingonthecusp.org e www.transitionculture.org

 

“Um mundo sustentável só pode ser redesenhado e reconstruído de baixo para cima. Comunidades locais resilientes e organizadas são os blocos construtores da mudança.” David W Orr Ecological Literacy.

 

 

Comunicar erros