Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Seminário internacional atrai 500 pessoas em palestras sobre políticas públicas

Seminário internacional atrai 500 pessoas em palestras sobre políticas públicas

Evento teve como tema "A qualidade dos Serviços Públicos nas Vidas das Pessoas"

16/11/2016 17h23

Com a presença de convidados externos, nacionais e internacionais, o VII SIPPI - Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas que ocorreu em setembro de 2016, reuniu aproximadamente 500 pessoas no evento constituído por mesas de debates, abertura solene e apresentações de trabalhos.

A Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo, fundada em 2003, desenvolve desde 2008 seu SIPPI. Nesse ano, o seminário teve sua sétima edição com o tema “A qualidade dos Serviços Públicos nas Vidas das Pessoas”.

Em uma época onde os serviços públicos não se tratam mais de uma relação entre um Estado descolado da sociedade com uma elite política e uma burocracia fornecedoras de serviços, a cidadania passa pelo reconhecimento de que a participação em todo o processo do ciclo das políticas públicas (formulação, implementação e avaliação) faz parte de um serviço público de qualidade. Nesse sentido, questões como descentralização de serviços, qualidade e efetividade dos processos de seleção dos agentes públicos, efetividade das políticas desenvolvidas, meios de mensurar essas políticas, desconcentração do poder decisório, entre outras, tornam-se fundamentais para pensar a qualidade dos serviços públicos.

Nessa edição, o SIPPI discutiu a questão da qualidade dos serviços públicos entregues à população, um tema que soma questões administrativas a outras de cidadania, uma vez que não há conceito de Estado Democrático de Direito que prescinda da ausculta da vontade política que emana dos cidadãos, nem da maneira mais eficiente e efetiva de transformar essas preferências em políticas públicas.

Participou do evento o conferencista convidado da Universidade de Birmingham, Reino Unido, prof. Dr. Andrew Nickson, que proferiu a conferência na abertura solene no dia 20 de setembro, com o tema “Descentralização e Qualidade, uma equação possível?”, tendo com debatedores o prof. Dr. José Veríssimo Romão Netto da USP e o prof. Dr. Luiz Silvério Silva da Metodista.

O Prof. Dr. Andrew Nickson compartilhou ainda da mesa-redonda “Como Agregar Qualidade ao Atendimento Básico nas Políticas Públicas?”, ocorrida no dia 22, juntamente com a Profa. Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, da Faculdade de Medicina do ABC.

A profa. Dra. Dolores Flovia Rodríguez Cordero, da Universidad de las Artes, Habana, Cuba, impossibilitada de estar presente, foi representada pelo prof. Dr. Dalmo de Oliveira Souza e Silva, na mesa-redonda “O papel cultural na construção de políticas públicas integradas para as cidades”, ocorrida no dia 21, que contou com a participação do profº Dr. Luiz Roberto Alves e do Prof. Dr. Nicanor Lopes da Metodista.

A mesa-redonda “Qualidade no Serviço Público e Mobilizações Democráticas na América Latina”, realizada no dia 22, contou a participação do Profº Ms. Stanley Plácido da Rosa Silva – Unifesp/UAB, do Prof. Dr. Fábio Botelho Josgrilberg, Reitor (interino) da Universidade Metodista de São Paulo e do Prof. Dr. Adalberto Azevedo – UFABC.

Dentro da programação do VII SIPPI ocorreu apresentação de trabalhos, em seção programada para o dia 21/09, coordenada pelo Prof. Dr. Roberto Joaquim de Oliveira. A organização do evento esteve sob os cuidados dos professores José Veríssimo Romão Netto (USP), Luiz Silvério Silva (Coordenador da Cátedra Gestão de Cidades) Roberto Joaquim de Oliveira e João Gremmelmaier Candido.

A Cátedra Celso Daniel Gestão de Cidades trabalha incansavelmente com foco em sua utopia: estudo, pesquisa, construção e implementação de políticas públicas integradas, processo indutor para que as ações se tornem obrigatoriamente mais discutidas, concretizando a prática democrática na gestão pública. Com a realização do evento, tornou-se possível, a) apresentar, debater e avaliar questões sobre a qualidade dos serviços públicos; b) ampliar o debate acadêmico e fortalecer o campo interdisciplinar de pesquisas relacionadas à participação, democracia e políticas públicas; c) contribuir para as discussões teóricas e metodológicas voltadas aos estudos sobre a participação em estreita interface com os estudos na área de políticas públicas; d) proporcionar um espaço de diálogo entre pesquisadores, membros da sociedade civil e gestores públicos, de forma a promover o intercâmbio de ideias e estimular a interação entre eles.

Neste contexto o VII SIPPI cumpriu com seus objetivos, envolvendo bom público com uma boa qualidade na participação dos debates ocorridos nas mesas-redondas, bem como, excelentes debatedores que trouxeram conteúdo e questionamentos dentro da temática do evento.

A Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades, que completa 13 anos de existência em 2016, ao se propor estudar, discutir, pesquisar, refletir, escrever temas relacionados com a cidade e com a qualidade de vida das pessoas, mantém como utopia seu foco em Políticas Públicas Integradas, proposta comungada pelos membros de seu Comitê Executivo. Junto com o trabalho de sistematizar as apresentações ocorridas, já inicia a preparação do XIV Seminário Nacional, previsto para 2017 e, do VIII Seminário Internacional, previsto para 2018.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , ,
X