Ribeirão Pires cria Secretaria de Política Comunitária e Institucional
07/04/2010 18h30 - última modificação 08/04/2010 16h42
A Câmara de Ribeirão Pires, no último dia 30, aprovou o projeto de lei do prefeito Clóvis Volpi, que dá origem à Secretaria de Política Comunitária e Institucional (SPCI).
Ela objetiva fomentar debates e desenvolver políticas públicas, em parceria com a comunidade. Além de ser uma das principais ligações entre o Poder Executivo, os conselhos do município e as entidades civis.
A SPCI é uma ferramenta que permite que a sociedade possa expor opiniões, criticar, reivindicar direitos e conhecer ações de políticas voltadas à região. Ou seja, é um meio para discussão de assuntos relacionados à gestão das cidades, direitos dos cidadãos e inclusão social.
Para que o município disponibilize o menor número possível de verbas, haverá remanejamento na estrutura administrativa da prefeitura e alguns funcionários vão atuar na SPCI. Apesar das extinções dos cargos comissionados, a secretaria terá um custo de cerca de R$ 30 mil por ano.
Desde 2005, ano que Volpi assumiu a prefeitura, ele já criou cinco secretarias e com a aprovação dessa lei, a Secretaria de Política Comunitária Institucional é a sexta que será implementada.