Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Projeto mostra como população percebe as campanhas de saúde promovidas pelos municípios da região

Projeto mostra como população percebe as campanhas de saúde promovidas pelos municípios da região

17/09/2009

17/09/2009 18h17

Os resultados do projeto “Políticas de Saúde no Grande ABC: Percepção da População em Relação às Ações da saúde nas Gestões Municipais” coordenado pelos pesquisadores José de Sá e Márcia Velasques vão ser apresentados no VII Congresso Metodista em outubro.

O projeto entrou em contato com segmentos da população da região para identificar qual é a percepção que ela tem das ações de saúde das gestões municipais.

“Vivemos numa sociedade em que os meios de comunicação são constantes e, ainda assim, encontramos comunidades sem acesso à informação”, afirma o professor José de Sá.

A Constituição brasileira de 1988 define claramente o papel do Estado e a perspectiva de acesso da população aos direitos constituídos: “Art. 196: A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Como principal resultado foi constatado o desconhecimento do público das ações públicas de saúde das sete cidades. “A população desconhece os serviços prestados pelas prefeituras. As campanhas de promoção de saúde são ineficazes”, conclui a pesquisadora Márcia Velasques.

A pesquisa também contribui com a melhoria de vida na Região do Grande ABC, na perspectiva em que a Cátedra Gestão de Cidades vem trabalhando nos últimos anos.

Comunicar erros