Programação
Seminário Aberto: uma análise da integração de políticas públicas infanto-juvenis na região do Grande ABC |
Gosto de ser gente, pelo contrário, porque mudar o mundo é tão difícil quanto possível. É a relação entre a dificuldade e a possibilidade de mudar o mundo que coloca a questão da importância do papel da consciência na história, a questão da decisão, da opção, a questão da ética e da educação e de seus limites (Freire, 2000, p. 39) |
COFFEE BREAK: Edifício CAPA, sala C-115, das 8h às 8h30 |
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Edifício CAPA - Sala 1 (C-111) | Edifício CAPA - Sala 2 (C-113) | Edifício CAPA - Sala 1 (C-111) | Edifício CAPA - Sala 2 (C-113): |
8h30 às 12h | 8h30 às 12h | 13h às 16h | 13h às 16h |
Coordenação da mesa | Coordenação da mesa | Coordenação da mesa | Coordenação da mesa |
Cristiane Gandolfi | Maria Carla Corrochano | Maria Carla Corrochano | Cristiane Gandolfi |
Comentaristas | Comentaristas | Comentaristas | Comentaristas |
Ariel de Castro Alves-Presidente da Fundação Criança de São Bernardo do Campo | Ana Paula Corti-Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) | Rosimeire Aparecida Mantovan-Gerente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de SBC (SEDESC) | Vera Lúcia Acayaba de Toledo-Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo |
Vera Lucia de Oliveira-Conselheira Tutelar de São Bernardo do Campo | Markinhos - Presidente da ONG Meninos e Meninas de Rua | Elzi Ferraz Silva-Assistente da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de SBC (SEDESC) | Prof. Dr. Luiz Roberto Alves - Coordenador da Cátedra Gestão de Cidades |
Alunos e Trabalhos | Alunos e Trabalhos | Alunos e Trabalhos | Alunos e Trabalhos |
1.Pamela Fernandes Xavier. O Conselho Tutelar e as Politicas Publicas Integradas visando à garantia de direitos para crianças e adolescentes. | 1.Vânia Brito Caires. Título: Desafios na Política Pública de Atendimento às crianças e adolescentes em situação de des/aparecido | 1. Erlaine de Souza Oliveira. Título: Contraturno e Convivência: igualdades e diferenças | 1.Maria Aparecida Silva. As ações do Sistema de Garantia do município de São Caetano do Sul no enfrentamento à violência escolar. 2010. |
2.Claudicéia Boanerges Nanni. Educação, o sistema de ensino e a discussão sobre o abuso a crianças e adolescentes em São Bernardo do Campo. | 2. Joelma Pereira dos Santos. Título do trabalho: Protagonismo Juvenil: Projeto Contando História da Fundação Criança de São Bernardo do Campo | 2. Márcia Ivone Leal de Oliveira. Título: O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Diadema – experiências e significados para as famílias | 2. Helena Bandeira. Políticas Públicas: um debate acerca do programa de Acolhimento institucional, Desacolhimento e Reabrigamento de crianças e adolescentes. |
3.Catarina Bradini Lapa. A formação profissional do educador social de medida de acolhimento institucional em debate: saberes e experiência em ação. | 3. Larissa FurtadoTítulo: Juventude e a importância de Protagonizar transformações pessoais e sociais | 3. Maria Cristina PenchiariTítulo: Mulheres e Frente de Trabalho: qual o lugar da criança? | 3. Agnaldo Aparecido Geremias. Título do trabalho: A arte-educação e a construção da subjetividade democrática na adolescência |
4.Maria Helena Placeres Simões. A lei 12.010/09 em movimento na cidade de São Bernardo do Campo: outros olhares sobre a política de acolhimento institucional preconizada no Estatuto da Criança e do Adolescente.. | 4. Débora da Silva Maia. Titulo: Direito de Participação de Crianças e Adolescentes: Uma simplicidade Complexa. | 4. Ana Claudia Chiaratti Camacho. Título: O Protagonismo do adolescente na execução da medida socioeducativa | 4. José Maria Oliveira Viana. Título: A concepção de políticas públicas para infância no olhar de crianças e adolescentes em situação de rua das cidades de SBC e Diadema: denúncias e anúncios projetados no Encontro de meninos de rua. |
5. Maria Margarete Lira. Título do trabalho: A avaliação da política de acolhimento institucional: discutindo a eficácia do plano individual de atendimento a crianças e adolescentes provenientes de famílias reclusas. | 5. Vanessa Daniela França Araújo. Título: A telenovela Malhação: respeito ou violação aos direitos das crianças e adolescentes? | 5. Aparecida de Oliveira Pereira. Título: Políticas Públicas Integradas: o papel da RECAD na implementação das políticas | 5.Gracia Correia Lima. A metodologia da Polícia Comunitária da cidade de São Paulo utilizada pela Guarda Civil Metropolina no enfrentamento á situação de risco social para crianças e adolescentes que vivem nas ruas da região do centro da cidade de São Paulo. |
6.Neuma Barboza de Oliveira. O E.C.A, o serviço social e a atuação do Fórum municipal de Assistência social de São Bernardo do campo: um debate sobre controle social. | 6. Edmilson Marcelo Caran de Oliveira. Título: Crianças e adolescentes de rua: olhares para a população | 6. Priscila Mendes da Fonseca. Políticas Públicas Integrada para o enfrentamento do abuso sexual infantil. | |