Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Problemas de comunicação dos gestores públicos com a sociedade

Problemas de comunicação dos gestores públicos com a sociedade

22/04/2010 21h42 - última modificação 23/04/2010 18h12

O artigo Políticas de Governança: Os códigos e os riscos da comunicação, de Luiz Roberto Alves, foi  publicado no jornal ABCD Maior, no último dia 16.

O assunto em questão é a necessidade de se comunicar corretamente, transmitir mensagens de maneira clara e objetiva.  O professor cita em seu artigo o problema da falta de diálogos entre os governantes e pessoas comuns que, por exemplo, moram em encostas e morros.  “... Está claro que jamais houve efetiva comunicação entre eles e os poderes responsáveis pelos bens imóveis da sociedade, bem como por parte daqueles que conheceram a história do espaço geográfico ocupado.”

A falta de comunicação ocasiona problemas em diversas regiões do país como: Pará, rio Xingu, Belo Monte. Locais nos quais é impossível dizer que existe diálogo entre os gestores públicos, populações ribeirinhas e indígenas. “No máximo, algumas poucas “audiências públicas”, escolhidas a dedo onde se realizarem, no movimento maluco entre linguagem técnica e recepção mediada pelas culturas locais.”

Por fim, o autor desafia o poder público a realizar uma comunicação transparente e direta com a sociedade. “A entender que o processo de comunicação inclui fortes mediações (contexto, natureza da mensagem, códigos de linguagem, relações sócio-culturais, metalinguagens) e que é impossível comunicar-se sem avaliar, no interior do processo, como as mediações estão sendo respeitadas e os ruídos superados”, afirma o coordenador da Cátedra Gestão de Cidades.

Para mais informações acesse: www.abcdmaior.com.br

Comunicar erros