Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Portal tem indicadores do mercado de trabalho em São Paulo

Portal tem indicadores do mercado de trabalho em São Paulo

14/05/2009 11h57 - última modificação 26/05/2009 11h59

A Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo lançou neste mês o Portal do Trabalho, que dentro do Observatório do Trabalho reúne informações sobre emprego, renda e estabelecimentos por distrito da capital paulista. A ferramenta de dados, em que estão divididos os 96 distritos da Cidade, relaciona o número de empregados por tipo de atividade econômica, faixa etária, gênero, nível de escolaridade, raça, entre outras variáveis. Também divulga o número de pessoas que requereram o seguro desemprego por local de moradia e de trabalho.

Os indicadores publicados revelam, por exemplo, que em 2006 o Município empregou 11% do conjunto de trabalhadores com carteira assinada do Brasil e 38% do estado de São Paulo. Já as informações por distrito demonstram que a Sé vem em primeiro lugar em número de pessoas empregadas, com 6,59% do total da cidade, e Marsilac está em último lugar com 0,01%.

O Observatório do Trabalho foi construído a partir das informações das bases de dados do Ministério do Trabalho e Emprego, Registro Anual de Informações Sociais (Rais), Seguro-Desemprego, Qualificação Profissional, Primeiro Emprego, Economia Solidária, além do Censo Demográfico de 2000.

Além dos indicadores, o portal tem um espaço para divulgação de emprego que está no banco de dados dos Centros de Apoio ao Trabalhador (CATs). O trabalhador pode pesquisars se nos centros existe a oferta de vagas na função que procura. Informações sobre os programas, projetos e ações da Secretaria do Trabalho também estão disponíveis.

No site, o internauta poderá tomar conhecimento dos custos, da quantidade e dos nomes dos beneficiários, além do período de vigência de cada projeto.

Comunicar erros