Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Ponto de Cultura resgata memória operária

Ponto de Cultura resgata memória operária

14/08/2009 10h05

A ONG SOS Chácara Silvestre inaugura, na quarta-feira (12/08), às 19h30, o Ponto de Cultura que administrará o projeto “Memórias Operárias do Grande ABC”, no Teatro Elis Regina (av. João Firmino, 900, bairro Assunção, São Bernardo). A iniciativa será financiada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), que recebe verba do Ministério de Cultura para possibilitar a concretização de pontos que envolvam áreas tombadas.

A inscrição no edital do Iphan foi feita em junho e a aprovação veio no mês passado. O objetivo do projeto será coletar material referente à história do movimento operário em dez rodadas de conversa com pessoas que participaram de acontecimentos proletários da Região. Com concessão da Prefeitura, as reuniões serão feitas no Estádio 1º de Maio e serão gravadas para a elaboração de um documentário para a rede pública de ensino.

O estádio também está nos planos da Prefeitura, que pretende montar no local um museu das lutas sociais que marcaram o ABCD durante os anos 1970 e 1980. “Existe um processo de valorização e recuperação desta memória por parte dos sindicatos, mas queríamos contribuir ainda mais”, esclarece Simone Scifoni, a idealizadora do ponto e assessora técnica da ONG SOS Chácara Silvestre, que acredita que os fatos da luta trabalhista, assim como a vida dos trabalhadores, não estão preservados como deveriam. “Dá-se muito valor para o processo econômico e não para a vivência dos protagonistas, como era a rotina, a jornada, o dia-a-dia, etc. O registro estará inteiramente sob a ótica de quem viveu e não da ótica do capital”. Subsídio federal - Os recursos do governo federal para que a ONG realize a primeira etapa em setembro ainda não foram recebidos. Isso pode culminar em um atraso. “Precisamos comprar os equipamentos para montar a ilha de edição, a filmadora e computadores, mas a burocracia nos deixou aguardando”, disse Valquiria Del Santi, presidente da SOS Chácara Silvestre. As gravações editadas serão disponibilizadas no site: www.memoriasdoabc.org.br.

Cronograma:

26/09 sindicalismo

31/10 condições de trabalho na fábrica

21/11 a fábrica e o trabalhador

12/12 a mulher na fábrica

30/01/10 o lugar de origem do operário

27/02/10 a cidade e o operário

27/03/10 vida cotidiana

24/04/10 futebol operário

22/05/10 cultura e operariado

12/06/10 novas gerações – os filhos do operariado

Fonte: ABCD Maior

Comunicar erros


X