Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Pesquisador publica artigo sobre gestão pública no jornal ABCD Maior

Pesquisador publica artigo sobre gestão pública no jornal ABCD Maior

12/04/2010 20h05 - última modificação 12/04/2010 23h06

O pesquisador e coordenador da Cátedra Gestão de Cidades, Luiz Roberto Alves, publicou no último dia 10, o artigo “As Gestões em Frangalhos” no jornal ABCD Maior.

O texto discute sobre a gestão pública e sua história nas cidades brasileiras. “Se de um lado representam processos de incompetência localizados na história das cidades e sua sequência administrativa, também significam que o mero desejo e as alardeadas intenções valem nada em face da desnutrição, da não-transparência, do sofrimento e da morte”, afirma o pesquisador.

O poder público é algo que deveria ser transparente e competente, porém a realidade é muito diferente. “... processos de tomadas de decisão da governança (poder público, movimentos sociais e arranjos produtivos juntos) deveriam ser lugares educativos da sociedade, multiplicadores de informações a favor de uma administração integrada”. Será difícil modificar o sistema, mas não impossível, como prevê o autor.

As políticas públicas não deveriam ser divididas em segmentos,  como diz o o coordenador. A gestão são ações integradas:  “...não poderiam partir dos nomes clássicos das ações: educação, habitação, transporte, orçamento, turismo, saneamento, ação social, cultura; ao contrário, partir de processos humanos e materiais que se conectam uns aos outros e determinam riscos e possibilidades.” Para finalizar, Luiz Roberto Alves afirma que: “Carece superar a história esfrangalhada que as cidades herdaram das elites republicanas: sua nomenclatura, seus métodos e seus interesses mesquinhos.”

Leia o texto na íntegra no endereço : http://www.abcdmaior.com.br

Comunicar erros