Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Núcleo de secretários debate trabalho e renda

Núcleo de secretários debate trabalho e renda

22/06/2009

22/06/2009 14h16

Os sete secretários de Desenvolvimento Econômico do ABCD se reuniram nesta quinta-feira (18/06) no Consórcio Intermunicipal para discutir ações para impulsionar a economia da Região. Entre as urgências estão a construção do projeto regional de qualificação profissional, o fortalecimento do sistema público regional de emprego, trabalho e renda e implementação do observatório regional de trabalho e renda.

O primeiro passo das atividades, sob a responsabilidade da Prefeitura de Mauá, é unificar a qualificação profissional e o ensino formal para jovens e adultos num único currículo em todo o ABCD. O objetivo é atrair pessoas para capacitação. O projeto deve ser debatido em evento que ocorrerá entre julho e agosto.

A criação do observatório regional é fundamental para detalhar a demanda por qualificação e a oferta de vagas no ABCD, de acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e de Trabalho e Renda de Mauá, Edilson de Paula. “Também vamos solicitar, por meio do Consórcio, audiência com o Ministro do Trabalho para esclarecer alguns problemas nos Centros Públicos de Emprego e Renda da Região”, apontou.

Além do questionamento, o grupo deve solicitar a integração dos bancos de dados dos centros para facilitar o preenchimento de vagas disponíveis nas empresas do ABCD.

Integração - A reunião foi uma das primeiras desde que o Consórcio Intermunicipal instituiu os núcleos estratégicos dos representantes das 12 principais pastas comuns das prefeituras do ABCD. O núcleo de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo é considerado estratégico por conta do atual momento da economia global.

De acordo com o secretário de Diadema, Luís Paulo Bresciani, apesar das divergências políticas entre os partidos que representam as sete cidades, é possível encontrar o consenso quando a discussão é regional. “Naquilo que não é comum, cada um tem a liberdade de atuar conforme sua posição”.

Atividades - Na agenda definida nesta quinta pelo grupo ainda está a organização do seminário de Turismo Regional, previsto para quinta-feira (25/06), e a instalação do GT (Grupo de Trabalho) sobre o assunto. As instalações do GT de Crédito, que deverá ocorrer no início de julho, e do GT de Tecnologia e Inovação, em encontro com o secretário estadual, Geraldo Alckmin, também foram debatidas.

Além disso, o núcleo estratégico também discutiu a proposta de realização do 7º Seminário do Setor Plástico do ABCD. O evento, uma das atividades do GT Petroquímico, deve acontecer junto à 4ª Rodada de Negócios do setor, no mês de setembro.

Comunicar erros