Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / IFDM aponta São Caetano como melhor cidade do Brasil

IFDM aponta São Caetano como melhor cidade do Brasil

26/08/2009

26/08/2009 17h24

São Caetano conquistou nota 0,9524, que tem 1 como pontuação máxima. Foto: Luciano Vicioni

O IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal), divulgado neste domingo (23/8) pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), aponta São Caetano como o município mais desenvolvido do País – a cidade conquistou a nota 0,9524, em uma escala em que 1 é o maior índice possível. Isso significa que São Caetano é a melhor cidade entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros para se viver.

As outras cidades do ABCD também apareceram na lista, entre as 50 melhores no ranking, apareceu Santo André em 39° lugar com pontuação de 0,8718. Em ultimo lugar entre as sete cidades, apareceu Rio Grande da Serra que ficou em 559° lugar na lista com uma pontuação de 0,7457.

Em terceiro lugar, atrás de São Caetano e Santo André, aparece São Bernardo, em 63° lugar, seguido por Diadema, em 67°. Mauá ficou em 126° lugar e Ribeirão Pires, com o 134° lugar.

O IFDM divulgado neste ano leva em conta os dados consolidados de emprego e renda, saúde e educação referentes a 2006, fornecidos pelo Governo Federal. A defasagem temporal de três anos entre o IFDM e sua divulgação decorre do fato de serem utilizadas apenas estatísticas oficiais. Com efeito, somente em 2009 foi possível reunir concomitantemente dados dos Ministérios da Educação, da Saúde e do Trabalho para o ano sob análise.

“Uma das vantagens do IFDM é permitir a orientação de ações públicas e acompanhar seus impactos sobre o desenvolvimento dos municípios”, explicou o professor de economia da Universidade Metodista de São Paulo, Luiz Carlos Pacheco. “Além disso cria a possibilidade de agregação por Estados. Deste modo, constitui-se uma importante ferramenta de gestão pública” finalizou o professor. O IFDM considera, para realização do índice, as três principais áreas de desenvolvimento humano, Emprego e Renda, Educação e Saúde.


Fonte: ABCD Maior

Comunicar erros