Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Gestão de cidades e políticas públicas são temas de obras

Gestão de cidades e políticas públicas são temas de obras

09/06/09

09/06/2009 17h49 - última modificação 09/06/2009 19h32

A Cátedra de Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo apresentou, no Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas, que ocorreu no último dia 22 de maio, na Universidade, duas obras com temáticas voltadas para gestão de cidades, identidades urbanas e políticas públicas. Entre os autores dos livros estão pesquisadores de do Brasil todo que trabalham com esses temas e alguns docentes da Universidade Metodista.

O primeiro livro, Políticas Públicas: construção, fortalecimento e integração, da Editora Metodista, tem como organizadores o coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Pública, professor Luiz Roberto Alves, e outro docente do curso, professor Anderson Rafael Nascimento. Esta primeira publicação é um trabalho coletivo que resultou do Seminário de Políticas Públicas Integradas de 2008 e reúne 18 textos de pesquisadores de diversos estados do Brasil que contribuem com as administrações das cidades brasileiras em diversos aspectos. A obra relata o cenário atual das políticas públicas urbanas em diversos espaços do país e a introdução, que foi escrita pelo professor Luiz Roberto Alves e mostra a urgência em se ouvir os cidadãos e construir novas formas de economia solidária, entre outros pontos.

O professor Luiz Roberto Alves também é um dos organizadores e autores do segundo livro, Cidades, identidade e gestão, da Editora Saraiva. Este, mais conceitual, discute as cidades de um modo geral. “Procuramos mostrar nesse livro o significado da vida nas cidades hoje, e como elas podem ser melhor gerenciadas por políticas públicas eficazes”, explicou. Esta publicação está dividida em três partes, além da introdução: perspectivas das identidades, da qual o professor Luiz Roberto Alves é autor; gestão urbana e responsabilidade; e políticas para as cidades.

De acordo com o professor Luiz Roberto Alves, o objetivo principal do dois livros é chamar a atenção de estudantes, pesquisadores, líderes comunitários e administradores de cidades brasileiras sobre a construção de novas políticas públicas. “Esses dois trabalhos mostram que a Universidade Metodista de São Paulo está participando cada vez mais da discussão sobre o futuro das cidades no Brasil e se consagrando no objetivo de melhorar as condições de vida urbana”, concluiu.

Mais informações pelo telefone 4366-5805.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: , , , , ,