Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Evento do MINC terá cultura do ABCD

Evento do MINC terá cultura do ABCD

17/08/2009 09h57

Até 31 de outubro, o Consórcio Intermunicipal promoverá uma Conferência Regional Livre de Cultura, que selecionará propostas de políticas públicas para serem enviadas à Conferência Estadual de Cultura, cuja realização está prevista para até 15 de dezembro. O objetivo final é legitimar diretrizes em torno de eixos estipulados pela 2ª Conferência Nacional de Cultura do Minc (Ministério de Cultura), que acontece em março de 2010, com o tema “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”.

Os municípios da Região (com exceção de Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires) estão em processo de Pré-Conferência Municipal, peneirando sugestões que irão compor os documentos para a Conferência Livre. “Assim que as cidades concluírem os eventos, poderemos constatar as demandas em comum e as regionalizaremos. Pediremos a colaboração da sociedade civil e parceiros, como o Sebrae, Sesc e Petrobras”, disse Simone Zarate, coordenadora de desenvolvimento social do Consórcio Intermunicipal.

Em São Caetano, por exemplo, 12 pré-conferências estão sendo feitas ao longo de agosto. “Queremos levantar as necessidades do município e consolidá-las a tempo para setembro, quando teremos nossa Conferência de fato”, expôs Darlan Olivo, coordenador da Comissão Organizadora de São Caetano. “Obteremos relatórios dentro dos cinco eixos do governo federal, com propostas inseridas, graças às mesas de discussão e, enfim, encaminharemos o documento para Brasília na data correta”.

Confira os eixos da 2ª Conferência Nacional de Cultura:

  1. produção simbólica e diversidade cultural
  2. cultura, cidade e cidadania
  3. cultura e desenvolvimento sustentável
  4. cultura e economia criativa
  5. gestão e institucionalidade da cultura

Fonte: ABCD Maior

Comunicar erros


X