Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Coordenador da Cátedra discute crianças e adolescentes no ABCD Maior

Coordenador da Cátedra discute crianças e adolescentes no ABCD Maior

19/02/2010 19h31

No dia 12 de fevereiro, sexta-feira, o jornal ABCD Maior publicou o artigo intitulado “Criança e Adolescente”, do professor/ coordenador da Cátedra Gestão de Cidades, Luiz Roberto Alves.

O artigo aborda o fato de o carnaval não ser somente uma “bela festa”, mas também uma forma de manifestação que coloca em evidência a transversalidade da política. É o caso do bloco de rua (EURECA) que desfilou na última sexta-feira (12/02). O tema do desfile foi baseado no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

O texto também discute a importância de o poder público priorizar o bem-estar desse público especial, com o planejamento, implementação e avaliação de ações adequadas para projetos sociais destinados aos jovens. Mais do que isso, é preciso fazer uma cartografia das crianças e adolescentes que vivem nas cidades, para de fato, verificar os projetos prioritários.
 
O professor cita em seu texto a necessidade de não simplesmente idealizar a cidade perfeita, mas sim concretizá-la. Segundo ele, “Em vez de somente se falar, ou projetar a cidade educadora desejada, na construção da cartografia política da infância e da adolescência já se instaura a fundação do futuro.”

Para isso, é preciso uma preocupação especial do governo, principalmente, para a realização de projetos-pilotos com visibilidade na melhoria da educação e da qualidade de vida dessa geração. Já que, as crianças de hoje, serão os cidadãos e cidadãs de amanhã.

Confira o artigo na íntegra:
http://www.abcdmaior.com.br/noticia_exibir.php?noticia=18803


Comunicar erros