Conferência de Abertura
25/05/2009 16h23 - última modificação 26/05/2009 15h33
O Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas – SIPPI realizado pela Cátedra Gestão de Cidades nos últimos dias 22 e 23 de maio abordou os mais diversos temas relacionados a qualidade e sustentação das cidades e as culturas da cidadania. O SIPPI, assim como no último ano, foi dividido em quatro áreas temáticas contando com a apresentação de artigos resultantes de pesquisas, análise, reflexão e conclusão sobre temas ligados a área de gestão de cidades e políticas públicas integradas.
O encontro contou com a presença do diretor executivo do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, Fausto Cestari refletindo sobre “O Grande ABC e as políticas públicas”. Na sequência o Prof. Dr. da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, Nabil Bolduki repercutiu sobre a experiência da região do Grande ABC na conferência: “Políticas Públicas: Participação, transparência e inclusão social”.
A conferência de abertura foi transmitida ao vivo aos polos dos campus regionais EAD do curso tecnólogo de Gestão Pública.
Na mesma noite do dia 22 ocorreu o lançamento de quatro livros. “Políticas Públicas: Construção, Fortalecimento e Inclusão” organizado por Luiz Roberto Alves e Anderson Rafael do Nascimento que reúne os artigos apresentados no SIPPI 2008.
Já “Trabalho, Cultura e Bem-comum” de Luiz Roberto Alves é um estudo sobre a nova linguagem do trabalho, seus novos sentidos sob globalização neoliberal, a presença dos trabalhadores como cidadãos e os novos modos de comunicação e construção de cultura em tempos de grande mudança dos modos de produção.
“Cidades: Indentidade e Gestão” organizado por Luiz Roberto Alves e Marcelo Carvalho e editado pela editora Saraiva é resultado de artigos de pesquisadores associados à Cátedra Gestão de Cidades desde 2005, abordando temáticas relacionadas a gestão das cidades.
Por fim, Regina Célia Reis, técnica do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, lançou o livro “Alternativa Política no Contexto Federativo -Integração Regional no Grande ABC Paulista”. A obra é resultado da tese de doutoramento de Reis.