Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Colóquio mostra resultados da pesquisa "Sete cidades: uma leitura perspectiva do Grande ABC"

Colóquio mostra resultados da pesquisa "Sete cidades: uma leitura perspectiva do Grande ABC"

14/05/2009 11h57 - última modificação 21/05/2009 12h20

Em colóquio realizado na última quarta-feira na Universidade Metodista de São Paulo foram apresentados os resultados da pesquisa “Sete cidades: Uma leitura em perspectiva do Grande ABC” pelos professores Arthur Cole e Silvia Passarelli.

A pesquisa, financiada pela FAPESP e em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, teve como principal objetivo construir uma metodologia de investigação do espaço urbano para identificação do patrimônio cultural e marcos de identidade local.

O trabalho foi realizado em três etapas. Em um primeiro momento houve a produção de desenhos e a captura de imagens. Depois, uma reflexão sobre os registros e lugares identificados. Após a conclusão dessas duas fases, teve a caracterização da paisagem regional e identificação do patrimônio cultural.

Segundo Passarelli, patrimônio cultural é tudo aquilo que foi construído ao longo dos anos e deve ser considerado de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.

Como resultado, a pesquisa possibilita perceber a transformação da paisagem. Já que com as paisagens urbanas caracterizadas, é possível fazermos diversas leituras sobre tendências de uso e ocupação do solo e sobre formas de apropriação do espaço público além da identificação do patrimônio cultural da região.

De acordo com Arthur Cole, tal estudo ainda pode ajudar nas gestões públicas, pois aproxima o agente público com todo o patrimônio da cidade.

Comunicar erros