Colóquio mostra resultados da pesquisa "Sete cidades: uma leitura perspectiva do Grande ABC"
14/05/2009 08h57 - última modificação 21/05/2009 09h20
Em colóquio realizado na última quarta-feira na Universidade Metodista de São Paulo foram apresentados os resultados da pesquisa “Sete cidades: Uma leitura em perspectiva do Grande ABC” pelos professores Arthur Cole e Silvia Passarelli.
A pesquisa, financiada pela FAPESP e em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, teve como principal objetivo construir uma metodologia de investigação do espaço urbano para identificação do patrimônio cultural e marcos de identidade local.
O trabalho foi realizado em três etapas. Em um primeiro momento houve a produção de desenhos e a captura de imagens. Depois, uma reflexão sobre os registros e lugares identificados. Após a conclusão dessas duas fases, teve a caracterização da paisagem regional e identificação do patrimônio cultural.
Segundo Passarelli, patrimônio cultural é tudo aquilo que foi construído ao longo dos anos e deve ser considerado de interesse relevante para a permanência e a identidade da cultura de um povo.
Como resultado, a pesquisa possibilita perceber a transformação da paisagem. Já que com as paisagens urbanas caracterizadas, é possível fazermos diversas leituras sobre tendências de uso e ocupação do solo e sobre formas de apropriação do espaço público além da identificação do patrimônio cultural da região.
De acordo com Arthur Cole, tal estudo ainda pode ajudar nas gestões públicas, pois aproxima o agente público com todo o patrimônio da cidade.