Colóquio discute resultados do Projeto "Um novo direito à cidade: Políticas Públicas Integradas"
14/05/2009 08h57 - última modificação 21/05/2009 09h20
Na última quarta-feira, 8 de outubro, foi realizado um colóquio sobre o Projeto “Um novo direito à cidade: Políticas Públicas Integradas – Um estudo de caso de Escolas Municipais em função da experiência com a Metodologia NEPSO”.
O evento aconteceu antes da reunião do Comitê Executivo da Cátedra Gestão de Cidades na Universidade Metodista de São Paulo.
Com parceria da ONG Ação Educativa e realizado pela Cátedra Gestão de Cidades, o projeto “Um novo direito à cidade: Políticas Públicas Integradas – Um estudo de caso de Escolas Municipais em função da experiência com a Metodologia NEPSO” é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP.
No colóquio estiveram presentes os representantes da Ação Educativa, Thais Bernardes e da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Clarice Lispector de Mauá, Prof. Antonio Coelho. Participaram também a coordenadora da pesquisa Profa. Dra. Dagmar Silva Pinto de Castro e equipe da pesquisa: Ms. Suze Piza, Ms. Anderson Rafael Nascimento, Ms. Cristiane Gandolf.
O colóquio teve como programação a explicação sobre o que é a metodologia NEPSO, a experiência da metodologia nas escolas de Mauá e a apresentação dos resultados da I fase do projeto.
Ao final, os membros da Cátedra dialogaram a respeito dos resultados apresentados e as contribuições críticas e metodológicas para o encaminhamento da pesquisa. Foram debatidos assuntos como a vinculação dos dados coletados com o Planejamento Estratégico Regional, a subjetividade envolvida nos processos de participação social e a utilização de métodos indutivos para a criação da metodologia.
http://www.acaoeducativa.org.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=556&Itemid=220