Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Cátedra realiza colóquio para debater a cultura das sete cidades

Cátedra realiza colóquio para debater a cultura das sete cidades

01/09/2009

01/09/2009 14h39

O Colóquio tem por objetivo envolver os estudantes, pesquisadores e cientistas sociais como parceiros na discussão de iniciativas para o estabelecimento de um sistema ou plano de Cultura Regional integrado às políticas públicas da cultura resultando em eventuais propostas a serem encaminhadas para a Conferência Regional de Cultura.

O Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC foi criado em 2007 com o objetivo de criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural integrada na região do ABC. Trata-se de um grupo independente, sem constituição jurídica, que vem discutindo, entre muitas questões, estratégias de atuação regional, incluindo a organização da comunidade cultural, o estabelecimento de canais de comunicação, e o reconhecimento da cultura como centralidade e valor inalienável da formação humana.

O Fórum tem reuniões mensais e participantes de nossas sete cidades, das quais participam produtores culturais, professores, artistas, ex-secretários de cultura, agentes culturais, estudantes e interessados de varias áreas.

Como suporte do colóquio foi sugerido as premissas de cultura da Agenda 21: uma carta mundial de princípios, compromissos e recomendações, orientadora de políticas culturais, que por sua vez planejarão suas próprias ações estratégicas de acordo com a configuração local; é um conjunto de estratégias adaptáveis ao local, baseadas em valores e princípios globais. Sua concepção é permeada pela relação entre cultura, cidadania, convivência e participação. Dentre seus princípios estão: diversidade cultural, direitos humanos, convivência, importância da cultura como fator de geração de riqueza e desenvolvimento econômico, acesso, participação, dentre outros.

A mediação da mesa com os secretários será feita pelo professor-doutor Dalmo de Oliveira. O Colóquio será realizado das 14h00 as 18h00 no Auditório do Edifício IOTA, do campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo.

Comunicar erros