Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Cátedra prepara nova publicação

Cátedra prepara nova publicação

10/09/09

10/09/2009 17h35

Os pesquisadores da Cátedra Gestão de Cidades estão envolvidos na construção de uma nova coletânea a ser proposta a Editora Saraiva.

Depois do livro “Cidades: identidade e gestão”, que será lançado no dia 22 de setembro, das 19h às 22h, na Livraria da Vila, a nova publicação deverá conter temas relacionados as duas linhas de pesquisa da Cátedra (culturas da cidadania e qualidade e sustentação da cidade/região).

A idéia é dividir o livro em duas partes, na qual cada uma corresponderá a uma linha de pesquisa. As idéias para a construção dos textos serão compartilhadas entre os integrantes por meio de colóquios realizados nas reuniões do Comitê Executivo. Essa troca de informações fará com que os documentos apresentem maior conectividade e continuidade.

As propostas de ementas são variadas: o professor Anderson Rafael Nascimento pretende escrever sobre Gestão de Políticas Públicas com Enfoque em Direitos Humanos, abordando a temática da política pública voltada para a criança e o adolescente. A professora Cristiane Gandolfi deve discutir as contribuições do Estatuto da Criança e do Adolescente no enfrentamento à violência escolar a partir da década de 90.

Já a pesquisadora Dagmar Silva de Castro irá relatar a experiência da metodologia NEPSO em escolas municipais, publicando dos resultados da pesquisa em Políticas Públicas que se encerra em janeiro de 2010.

O professor Oswaldo de Oliveira vai analisar o Estado contemporâneo e as políticas públicas sociais, com o intuito de proporcionar uma articulação entre os aspectos teóricos do tema e práticos, com um olhar sobre o Brasil de modo geral e especificamente a realidade regional do ABCD Paulista.

A diversidade de assuntos retrata a preocupação da Cátedra em refletir de forma interdisciplinar as políticas públicas e construir uma intervenção crítica na gestão das cidades.

Comunicar erros