Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / Cátedra mostra a importância de discutir a gestão de cidades

Cátedra mostra a importância de discutir a gestão de cidades

14/05/2009 11h57 - última modificação 21/05/2009 12h20

A Cátedra Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo foi criada em novembro de 2003, idealizada pelo Prof. Dr. Luiz Roberto Alves. A Cátedra conta com um Comitê Executivo, formado por 13 professores de diversas áreas do conhecimento, dois estagiários e quatro pesquisadores, que têm por finalidade colocar as cidades contemporâneas como objeto central de reflexão e estudo.

Através da realização de pesquisas, da produção de um boletim informativo sobre temas ligados à discussão das cidades, da organização e realização de seminários, a Cátedra aprofunda a discussão sobre as cidades do ABC. As realizações só foram possíveis com a integração da Universidade Metodista à esta região predominantemente urbana, desigual e rica em experiências sociais – um retrato do Brasil contemporâneo.

A escolha do patrono, o ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, seqüestrado e depois assassinado em 2002, ocorreu porque Daniel buscava valorizar a integração dos habitantes, garantir conforto e dignidade a todos os cidadãos e apontar novas possibilidades na gestão local e regional.

A profa. Dagmar Silva Pinto de Castro, doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e pesquisadora da Cátedra Celso Daniel  acredita que as discussões são ricas e produtivas devido à combinação de diversas experiências e conhecimentos: "A Cátedra Gestão de Cidades se coloca como um espaço plural onde a produção do conhecimento se dá a partir dos diferentes campos do saber. Sua importância se dá ao constituir lugar de produção de um saber coletivo que agrega as diferentes perspectivas acerca da vida na cidade."

A Cátedra conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, além de estar ligada ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Faculdade de Ciências Administrativas da Universidade Metodista de São Paulo. Para a profa. Dagmar, as parcerias são essenciais. "Não dá mais para se pensar em desenvolvimento sem estabelecer parcerias e consensos entre o poder público, as cadeias produtivas e a sociedade civil organizada", acredita.

No próximo dias 22 e 23 de maio a Cátedra realiza mais um evento que visa a discussão sobre as cidades. O Seminário Internacional de Políticas Públicas Integradas - SIPPI - vai acontecer no Auditório do edíficio Capa do campus Rudge Ramos e terá como tema este ano "Políticas Públicas: participação, transparência e inclusão social".

Mais informações: http://www.metodista.br/catedracidades/ev/sippi-1

Comunicar erros