Cátedra Gestão de Cidades e Projeto Meninos e Meninas de Rua participam do encontro do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes
14/05/2009 08h57 - última modificação 21/05/2009 09h20
Belo Horizonte foi a cidade escolhida para o Encontro Regional do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes da Região Sudeste. O evento teve três dias de duração (1º, 2 e 3 de outubro) e foram discutidas as ações desenvolvidas para a prevenção e enfrentamento à violência sexual contra meninos e meninas da região Sudeste.
Estiveram presentes comissões representativas dos estados de São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Também contribuíram alguns representantes da região sul, autoridades e representantes governamentais, militares e da sociedade civil organizada.
A Coordenadora do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Neide Castanha, destacou na abertura oficial a importância da realização e manutenção de parceiras que compõem a rede de proteçãoem que o Plano Nacional de Enfrentamento se firma.
O Encontro tinha o objetivo de revisar esse Plano Nacional e avaliar se seus eixos de ação se alinhavam com as situações atuais. É necessário, por exemplo, repensar questões culturais a respeito de entendimento sobre abuso para reduzir o número de vitimas de violação intra-familiar. Também esteve em pauta a necessidade de divulgação dessa proposta para conhecimento e reconhecimento de todos. Depois que as pessoas se conscientizarem desse crime, abuso e exploração sexual de crianças, haverá menos omissões de denúncias. O Enfrentamento se dá através de denuncias anônimas, de pessoas comuns que notaram alguma diferença no trato das crianças da vizinhança, ou desconfiam de alguma casa de prostituição, e até mesmo em escolas, quando as professoras percebem algo diferente em determinada criança.
O Brasil se candidatou para sediar, no final de 2008, o Congresso Internacional de Combate à Violência Contra Criança e Adolescente graças ao reconhecimento da necessidade de políticas públicas para o enfrentamento desta violência. A última edição aconteceu no Japão e reuniu 197 países.
A Cátedra Gestão de Cidades foi representada pela professora Coordenadora, Dagmar Silva P. de Castro e pelo pesquisador, Cloves Reis da Costa.
Em agosto a Cátedra iniciou a pesquisa Indicadores para o combate ao abuso e exploração sexual, e ao uso de drogas.Essa pesquisa tem por objetivo conhecer as realidades acerca desta situação por crianças e adolescentes, tendo-se por base dados colhidos no município de Santo André.