Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / A Cátedra Gestão de Cidades encerra o ano com Seminário Integrado sobre Políticas Públicas Integradas

A Cátedra Gestão de Cidades encerra o ano com Seminário Integrado sobre Políticas Públicas Integradas

Izabel Méo - novembro/2007

14/05/2009 11h57 - última modificação 21/05/2009 12h20


Dia sete de novembro a Cátedra realizou seu VIII Seminário Integrado que teve como objetivo principal reunir e apresentar trabalhos e pesquisas científicas desenvolvidos em cursos de graduação e pós-graduação. Os trabalhos deveriam seguir a questão norteadora: “Qual a contribuição da sua experiência para construir o conceito de Políticas Públicas Integradas?” e apresentar as pesquisas e experiências relativas às políticas públicas integradas, contribuindo com opiniões e posicionamentos de representantes das diferentes esferas para conhecimento e discussão.

Na abertura do evento estiveram presentes o pastor Luís  Eduardo Plates da Silva, o vice-reitor Dr. Cloves Pinto de Castro e a coordenadora da Cátedra Gestão de Cidades, Dra. Dagmar Silva P. de Castro.

As discussões da manhã foram iniciadas pelo Dr. Luiz Roberto Alves seguidas pelo Ms. Tunico Vieira, Secretário de Relações Internacionais e Institucionais de São Bernardo do Campo. Em suas falas cada um colocou seu conceito de políticas públicas e sua aplicação e dificuldades no dia-a-dia das grandes cidades.

Após o primeiro intervalo, foram apresentadas pesquisas promovidas atualmente pela Cátedra. Os pesquisadores Cloves Costa e Ms. Edilene Garcia apresentaram a pesquisa “Indicadores para o combate à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes, e o uso de drogas “ que teve inicio em agosto desse ano. Mais informações sobre a pesquisa aqui.

Em seguida o projeto ABC Integrado “Crianças e Adolescentes em situação de rua - tecendo uma rede de proteção integral para garantia do direito à convivência familiar e comunitária” foi apresentado pelo Dr. Eduardo Rezende de Melo, juiz da Vara da Infância e Adolescência de São Caetano do Sul e por Lucia Pinheiro, coordenadora da Fundação Projeto Travessia. Mais informações sobre o ABC Integrado aqui.

A parte da tarde foi iniciada com a apresentação dos projetos coordenados pela Cátedra. A pesquisa financiada pela FAPESP (Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) “Políticas Públicas Integradas: Um novo direito à Cidade”, reuniu numa mesa a Ms. Suze Piza (pesquisadora da Cátedra), Tais Bernardes (Assessora técnica da Ação Educativa), Dagmar Silva Pinto de Castro (coordenadora da pesquisa) e o Ms. Antônio Coelho de Souza Nascimento (EMEJA Clarice Lispector). Mais informações sobre a pesquisa aqui.

Após a apresentação da pesquisa FAPESP os pesquisadores Dr. Dalmo de Oliveira e a Ms. Silvia Gattai apresentaram o Projeto Joanópolis, concluído em 2006. A pesquisa de Joanópolis avaliou a criação do Plano Diretor para a cidade no interior de São Paulo. Mais informações sobre a pesquisa aqui.

Os projetos de extensão da Cátedra foram apresentados após o intervalo da tarde. Idealizado pela Ms. Márcia Velasques e pelo Dr. José de Sá o projeto “Políticas de Saúde no Grande ABC” foi o primeiro a ser apresentado. Em suas falas eles destacaram a importância de pesquisas na área da saúde, que revelam como a população recebe os serviços dados pelo governo. Também deram destaque para a necessidade de pesquisadores de diversas áreas junto ao projeto.

A seguir Anderson Rafael Nascimento, Ms. Silvia Gattai e Ms. Suze Piza falaram sobre a pesquisa “Auto Gestão para Cidadania”, projeto de extensão  que será realizado em parceria com a Associação Padre Léo Comissari. Mais informações aqui.

O terceiro e último momento do Seminário Integrado foi iniciado após o intervalo para o jantar. Nesse momento foram apresentados os trabalhos de graduação, pós - graduação e doutorado que respondessem a questão norteadora do evento. Foram apresentados três trabalhos, um artigo intitulado Democratização da Informação: Políticas Públicas de Fomento a Inclusão Digital Baseada em Bibliotecas Virtuais nas Redes Públicas de Ensino, dos alunos do doutorado em comunicação: Roberto Gondo Macedo, Zilá de Souza Lima Gunzburger, Jarbas Thaunahy de Almeida. Em seguida foi apresentado o artigo O Governo Eletrônico Como Agente Integrador de Políticas Públicas e a Inclusão Digital no Brasil, dos alunos Roberto e Jarbas. Por fim, foi apresentado o trabalho de graduação das alunas de Jornalismo Jacqueline Plensack, Renata Firace e Izabel Méo que analisaram a Secretaria de Inclusão Social de Santo André e as relações de poder.

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: