Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Notícias / “Economia solidária” é discutida em mesa-redonda

“Economia solidária” é discutida em mesa-redonda

01/10/2009

01/10/2009 09h24

Pesquisadores da Cátedra Gestão de Cidades participam no próximo dia 28 da mesa-redonda “Rede de gestão e serviços para uma comunidade solidária: uma metodologia para projetos de extensão da UMESP” que faz parte das atividades do XII Congresso Metodista.

Judith Zuquim, Anderson Rafael Nascimento, Marco Aurelio Bernardes e Daniel Mendes irão debater sobre o projeto de economia solidária que atua na comunidade “Montanhão”, localizada no município de São Bernardo.

“As direções que orientam as ações desse projeto são a economia e a cultura da solidariedade, o fomento e organização de negócios e a formação humana e tecnológica”, explica Judith.

O acúmulo de ações da Universidade desenvolvidas na comunidade pode auxiliar o diagnóstico dentro de um campo interdisciplinar e criar parceria entre diversos agentes sociais e instituições comunitárias. O projeto “Rede de gestão e serviços para uma comunidade solidária” planeja ações coordenadas e articuladas em quatro fases no período de dois anos: diagnóstico interdisciplinar, planejamento, implantação e monitoramento, e avaliação.

“Na primeira fase o projeto de extensão monitora os processos de trabalho e constitui um sistema de avaliação capaz de interpretar a qualidade das intervenções realizadas e induzir à continuidade da ação acadêmico-comunitária”, explica o pesquisador Anderson Nascimento.

Os pesquisadores buscam também a formação contínua de educandos e educadores envolvidos e o acúmulo de massa crítica para a realização do desenvolvimento dos grupos sócio-comunitários.

Comunicar erros


X