Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Atividades / Seminários / Nacionais / X Seminário de Política Pública Integrada

X Seminário de Política Pública Integrada

X Seminário de Política Pública Integrada “Os desafios da pesquisa em Políticas Públicas Integradas para Infância e Adolescência: um diálogo entre gestores públicos e pesquisadores”

A Cátedra Gestão de Cidades realizou o seminário “Os desafios da pesquisa em Políticas públicas integradas para Infância e Adolescência: um diálogo entre gestores públicos e pesquisadores, nos próximos dias 4 e 5 de dezembro de 2009.

O encontro teve como objetivo avaliar os processos didático-pedagógicos da Cátedra no campo infanto-juvenil, a partir do diálogo de gestores e pesquisadores sobre projetos de pesquisa desenvolvidos especialmente no Grande ABC. A experiência extrapola o local-regional ao trazer aspectos estruturais no campo de crianças e adolescentes. Vale destacar a articulação entre diferentes atores que se debruçam sobre o tema, intervêm, operacionalizam, constroem políticas públicas, monitoram e as avaliam.

Essa iniciativa é inédita, pois na noite de sexta-feira ocorrerá o lançamento oficial do novo programa Sipia (Sistema de Informações para a Infância e Adolescência) na Web. O Sipia é um sistema nacional do Ministério da Justiça que registra as violações e o ressarcimento de direitos fundamentais de crianças e adolescentes. “É uma forma de atender, defender e promover os direitos das crianças e adolescentes. Com um banco de dados, é possível diagnosticar as demandas por políticas públicas dessa área”, explica Vitor Benez Pegler, presidente da Associação dos Conselheiros e ex-Conselheiros Tutelares do Estado de São Paulo (ACTESP).

As discussões integram o contexto de um seminário, que pensa o papel da academia na elaboração de pesquisas. O objeto principal é a construção de políticas públicas integradas para a criança e o adolescente. Em especial em 2010, quando o ECA completa 20 anos.

“O seminário foi  importante por oportunizar a reflexão em torno do acúmulo da Cátedra no campo infanto-juvenil em diálogo com diferentes atores do setor público e da sociedade civil organizada”, avalia a pesquisadora da Cátedra e coordenadora do evento, Dagmar Silva Pinto de Castro. A coordenação contou também com a pesquisadora Judith Zuquim. As duas -professoras pesquisadoras fazem parte do curso de Pós-Graduação Lato Sensu “Políticas Públicas Integradas para Infância e Adolescência”.

O evento foi estruturado em dois dias de discussão. O primeiro dia contou com a abertura do diretor da Faculdade de Administração e Economia da Universidade Metodista de São Paulo, Luiz Silvério Silva, e do coordenador da Cátedra Gestão de Cidades, Luiz Roberto Alves. Estarão presentes Vitor Benez Pegler, Ariel de Castro Alves (presidente da Rede Criança Prioridade 1) e Vanessa Menezes (administradora oficial do Sipia), entre outros autores que atuam no campo infanto-juvenil.

O segundo dia contou com um debate entre gestores, pesquisadores e o Comitê Executivo do projeto ABC Integrado. Estavam prsentes Márcia Leal, da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Diadema, e Marco Antonio da Silva Souza, coordenador-geral do PMMR (Projeto Meninos e Meninas de Rua) para um espelhamento crítico das pesquisas realizadas.

Comunicar erros