Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Atividades / Seminários / Nacionais / IV Seminário Integrado

IV Seminário Integrado

Fisionomia das Cidades: Culturas e Desafios para o Século XXI

Nos dias 17, 18 e 19 de novembro, a Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades promoveu o Seminário “Fisionomia das Cidades: Culturas e Desafios para o Século XXI”. Este seminário abordou as seguintes temáticas: Plano Diretor; Gestão Participativa; Novos indicadores de qualidade de vida nas cidades: Ética Pública, Serviços Prestados ao Público e Ação Cultural.

Pelo período de 1 ano, a Cátedra acompanhou o trabalho dos três Grupos de Trabalho (Ação Cultural, Ética Pública e Serviços Prestados ao Público). Os GTs discutiram e produziram documentos sobre o tema: Fundamentos para a Construção de Indicadores de Qualidade das Gestão da Ética Pública, da Ação Cultural e dos Serviços Prestados ao Público. Foi proposta neste Seminário de novembro a abertura de discussões pertinentes às realidades que abrangem estes indicadores e que se amplie os debates sobre políticas públicas e suas interfaces com os três temas.

Dentre as propostas que foram abordadas no Seminário também estava a de discutir questões relativas à ética, à cultura e aos serviços prestados ao público na elaboração do Plano Diretor. A Lei 10.257, de 2001, denominada Estatuto da Cidade, propõe que os municípios com população superior a 20.000 habitantes criem seus Planos Diretores por meio de processo participativo. A Cátedra pretende criar uma relação de trabalho com as cidades brasileiras que construirão seus Planos Diretores e o passo inicial será o diálogo dos diferentes setores acerca do Estatuto das Cidades e do Plano Diretor.

Além disso, houve apresentação de trabalhos acadêmicos ligados ao tema Cidades. Esta proposta leva o nome de “A cidade sob o olhar do jovem pesquisador”. O principal objetivo é o de reunir, divulgar e promover debates a partir das pesquisas realizadas nas escolas da região do ABC e da cidade de São Paulo, sobre o mundo das cidades e, em particular, da própria região pretendendo-se assim, estimular o intercâmbio entre pesquisadores a fim de promover novos olhares sobre a cidade.

Houve apresentação de pesquisas em banners durante todo o Seminário e promoção de diálogo com os pesquisadores e participantes do evento, além de mesas para a apresentação e debate das pesquisas. O evento contou com a participação de gestores públicos. A Cátedra tem o apoio da Oficina Municipal – Fundação Konrad Adenauer e do Instituto Pólis.

Confira a programação completa do que aconteceu no seminário.

Quinta-feira - 17.11.05 19h30/22h00 Conferência Inaugural Tema: Fisionomia das Cidades - Culturas e Desafios para o Século XXI Lançamento de livros

Sexta-feira - 18.11.05

8h/11h45 Mesa: Gestão Urbana Debate: Instituto Polis / Prof.ª Dra. Regina Pacheco - Fundação Getúlio Vargas / Prof. Dr. José Mário Brasiliense - Oficina Municipal

11h45/12h30 Painel Mostra de Artes Diálogo com participantes

14h/18h Mini-cursos com professores/as dos cursos: Gestão de Políticas Participativas para as Cidades, Gestão Cultural e Experiências Inovadoras de Gestão de Cultura Pré-lançamento dos cursos - Lato Sensu

19h30-20h30 Mesa: A cidade sob o olhar do/a jovem pesquisador/a - Diálogo com os trabalhos escolhidos para compor as mesas Debate: Reflexões Críticas sobre o Campo da Cultura - Professores do curso de Gestão e Políticas de Cultura

Sábado - 19.11.05

8h/12h Painel Apresentação dos GTs: Ação Cultural, Serviços Prestados ao Público e Ética Pública Plano Diretor: mesa com gestores públicos - Oficina Municipal / Instituto Polis / Cátedra / Branislav Kontic - Prefeitura de Guarulhos / Maria Inês Freire - Prefeitura de Guarulhos / Lacir Baldusco - Sub-prefeito da Sub-prefeitura de M. Boi Mirim.


Comunicar erros