Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Atividades / Seminários / Nacionais / II Seminário Integrado

II Seminário Integrado

Fundamentos para a construção de indicadores da qualidade social dos municípios em ética pública, ação cultural e serviços prestados ao público

No dia 18 de novembro de 2004, a Cátedra Prefeito Celso Daniel de Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo abriu o ciclo de seminários com o tema “Fundamentos para a construção de indicadores da qualidade social dos municípios em ética pública, ação cultural e serviços prestados ao público”.

A abrangência, a complexidade e originalidade da proposta – orientada por uma perspectiva de construção colaborativa – levaram a elaboram um processo de trabalho que contempla o debate aprofundado e promove uma estreita articulação entre teoria e prática, firmando uma fundamentação teórica.

Este ciclo de debates foi realizado em três encontros presenciais: 18 de novembro de 2004, 15 de abril de 2005 e 18 de novembro de 2005 além dos encontros virtuais em um Fórum de Debates.

O diferencial deste ciclo de seminários está, portanto, em sua estrutura organizacional e em seu conteúdo. Enquanto instituições de estudo do Brasil e do exterior desenvolvem pesquisas para a construção de indicadores da qualidade de vida nas cidades, com destaque para a natalidade/mortalidade, vida escolar, atendimento à saúde, tributação, condição de pessoas reclusas socialmente, dentre outros, a Cátedra e parceiros considera que a Ética Pública, Ação Cultural e Serviços Prestados ao Público são tópicos de estudo essenciais na análise da qualidade de vida das pessoas da cidade. A preocupação é também buscar formas de ir além dos indicadores quantitativos já instituídos nestas áreas. O seminário público será parte do processo de consciência e construção de atitude social em torno de tema comum. São parceiros da Cátedra na elaboração e realização deste seminário: o Instituto Pólis, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, o Instituto de Governo e Cidadania, o Instituo Paulo Montenegro, o Coletivo de Cultura do Grande ABC, o Curso de Jornalismo da Faculdade de Jornalismo e Relações Públicas da Metodista, o Núcleo de Formação Cidadã, o Espaço Cultural Alpharrabio e a Secretaria de Cultura de São André.
Grupos de trabalho

Os três grupos temáticos de trabalho, de aproximadamente 30 pessoas cada um, incluem lideres comunitários, gestores, estudantes, pesquisadores, empreendedores e cidadãos e cidadãs que atuam em diferentes espaços e áreas urbanas.

Os GTs tem como missão constituir material necessário para o debate de idéias nos dias dos seminários, que serão ponto de encontro para aprofundamento e tomada de decisões dos grupos. Neste dia 18, os grupos decidiram sobre o cronograma e metodologia de trabalho, além de definir a coordenação de cada grupo.
   

Comunicar erros