Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Atividades / Congresso Metodista / 2014

2014

A Cátedra Gestão de Cidades participará da XVII Congresso Metodista.

Confira as mesas-redondas:

Mulheres e Economia Solidária
Ementa: As representações da mídia a respeito de projetos de economia solidária desenvolvidos na região do ABC sob a lideranças de mulheres, bem como as relações. A formação entre movimento social e mídia como estratégia de fortalecimento político com ênfase na questão do empoderamento da mulher como protagonista de processos sociais e liderança política comunitária. A difusão da cultura de economia solidária na sociedade e seu reconhecimento pelas diferentes setores sociais. Educação para a solidariedade e o bem comum.
Autores: Margarida Ribeiro e  Marcos Aurélio Bernardes

A relação entre o consumo e tráfico de drogas e a violência praticada por crianças e adolescentes - o papel do Poder Judiciário sob a visão da psiquiatria forense
Ementa: A violência urbana é um fenômeno complexo e multi determinada que, entre seus principais fatores integra os atos infracionais praticados por crianças e adolescentes em situação de consumo, dependência e tráfico de drogas. O objetivo é analisar esta situação sob o enfoque da psiquiatria, especialmente no que tange a articulação com o papel desempenhado pelo Poder Judiciário no que diz respeito ao tratamento psicossocial destes sujeitos.
Autores: Hilda Rosa Capelão Avoglia e Maria Cristina Teixeira

Parceria entre a Universidade Metodista de São Paulo e as comunidades quilombolas de Barra do Turvo – SP: projetos atuais e futuros
Ementa: O objetivo principal desta mesa é apresentar o projeto “Cooperquilombo: solidariedade social e econômica” mostrando seus objetivos, metodologias e resultados. Esse projeto é desenvolvido em parceria com as comunidades quilombolas da cidade de Barra do Turvo – SP. Assim, também se apresentará as condições sociais e econômicas das comunidades quilombolas da região do Vale do Ribeira. Outra discussão a ser realizada é sobre o olhar dos quilombolas a respeito dos trabalhos desenvolvidos pela Universidade Metodista de São Paulo em seus territórios. Por fim, serão apresentados os possíveis projetos futuros a serem realizados pela Universidade Metodista de São Paulo em parceria com as comunidades quilombolas do vale do Ribeira.
Autores: Cláudio Rodrigo Torres  ,José Celso Martins ,José de Sá, Marco Aurélio Bernardes; Marcos Munhoz da Costa , Nilce Pontes e Eduardo Okahara Arruda

Microcrédito
Ementa: A metodologia de grupos solidários em microcrédito, implementada e difundida pelo professor Muhammad Yunus, foi aplicada em várias regiões do mundo. Na região do grande ABC, esta metodologia vem sendo utilizada pelo Banco do Povo Crédito Solidário. Nesta região os microempresários informais não são contemplados pelo sistema bancário tradicional. O Banco do Povo deu uma alternativa a estes empreendedores, pois através de grupos solidários, os integrantes se responsabilizavam solidariamente pelo pagamento do empréstimo, quando um dos mutuários não consegue quitá-lo por algum motivo.
Autores: Luiz Silvério, Anderson Luis Saber Campos, Almir Pereira (banco do Povo)

Acessibilidade na Gestão Pública
Ementa: Apresentação dos suportes legais da transparência (legislação); comentários e análises das primeiras iniciativas dos órgãos públicos iniciais; exposição e reflexão sobre os portais da transparências nos órgãos públicos.
Autores : Luiz Silvério Silva  e José de Sá

Lei de Responsabilidade Fiscal na Administração Pública: Inspiração na atuação política de Graciliano Ramos
Ementa: Esta comunicação propõe apresentar a Lei de Responsabilidade Fiscal, essência da administração pública, a partir do exame da atuação do ex-prefeito de Palmeira dos Índios (AL), Graciliano Ramos. O comportamento desse ilustre prefeito está registrado nos Relatórios de Prestação de Contas, escritos nos anos de 1928 e 1929 e publicados no Diário Oficial daquela época. Como prefeito, Graciliano Ramos inovou o perfil da administração pública da cidade, apesar das constantes ameaças que recebeu dos coronéis do sertão e das muitas inimizades que conquistou, ao longo de sua gestão. Consultar o perfil desse prefeito- escritor possibilita a reflexão sobre a gestão do dinheiro público, no atual contexto social, político e econômico do nosso país, e sobre a inefetiva participação do cidadão
Autores: Sonia Jaconi e  Luiz Silvério Silva

PNE: Escola como Espaço de Diversidade Cultural e Promoção Humana
Ementa: A partir da Lei n 13.005, de 26 de junho de 2014, que configura o Plano Nacional de Educação, a escola, espaço social de promoção humana, seus conteúdos e formas, a partir das metas instituídas pelo PNE, entre outras questões, deverá se reconhecer como um lugar de produção de cultura e, nesse sentido, reinterpretar seu currículo, seu projeto pedagógico e, especialmente, constituir um espaço para a diversidade cultural, produção de saberes, fazeres e atitudes que garantam uma formação mais plena e condizente com as potencialidades humanas.
Autores: Marcos Munhoz da Costa, Eduardo Okahara ,Lana Cristina Nascimento, Luiz Roberto Alves

Financiamento de Campanha Eleitoral
Ementa: A mesa propõe uma análise reflexiva sobre os dados de campanha dos prefeitos eleitos em 2012 nas capitais brasileiras. Serão apresentadas as respectivas Receitas e Despesas, bem como os bens declarados de cada candidato eleito. A proposta é discutir, em especial, os valores do Diretório Nacional (Federal, Estadual e Municipal) que abastecessem tais campanhas, principalmente por meio do Fundo Partidário.
Autores: João G. Candido, Nara Katsurayama Cazzolato  e Luiz Silverio Silva



Comunicar erros