Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Gestão de cidades / Atividades / Congresso Metodista / 2013

2013

A Família como agente educacional
Ementa: O tema família como agente educacional é abordado pelos autores em uma perspectiva transdisciplinar e comprometida com a emancipação humana. Sob o ponto de vista da teologia, do direito e da sociologia/serviço social, novas realidades são apresentadas e analisadas neste espaço tão peculiar chamado família. É importante chamar a atenção para a trajetória histórica do conceito e suas novas configurações.
Autores: Maria Cristina Teixeira, Maria Garcia, Roseli Albuquerque e Luíz Eduardo Prates Transparência na

Gestão Pública
Ementa: Discussão e debate dos conceitos e das práticas de democracia participativa, legislação existente e uso da tecnologia para a informação.
Autores: Luiz Silvério Silva, José de Sá e Cláudio Rodrigo Torres 

Cátedra Gestão de Cidades: 10 anos de Interdisciplinaridade - Políticas e Metodologias
Ementa: No marco dos seus 10 anos ininterruptos de ação na Universidade Metodista de São Paulo, a Cátedra Celso Daniel de Gestão de Cidades concretiza alguns dos pilares da instituição da Universidade: seu esforço a favor do bem-comum e a inserção regional. Desde 2003 a Cátedra, parte da FAE e com caráter e atitude inter e transdisciplinar, dialoga com a sociedade civil, os governos e os arranjos produtivos do Grande ABC, por meio de suas duas linhas de pesquisa, Culturas da Cidadania e Qualidade da Gestão Pública. A Cátedra quer convidar ao debate sobre pesquisa e extensão e refletir com estudantes, professores e demais interessados sobre os modos de avançar na conquista de direitos sociais, políticas públicas integradas e construção de compromissos entre universidade e sociedade.
Autores: Luiz Roberto Alves, Marco Aurélio Bernardes e Roberto Joaquim de Oliveira

Violência contra Criança e Adolescente: Perspectivas Interdisciplinares
Ementa: A promotoria da justiça de São Bernardo do Campo, no intuito de enfrentar à violência escolar por meio da constituição de uma rede de apoio à infância/adolescência que tem sido vítima e vitimadora de situações de violência escolar, articulou os diversos atores sociais representantes do sistema educacional e de garantias de direito e promover ações com vistas à superação da situação de violência escolar na cidade. A discussão impôs uma perspectiva interdisciplinar para que diversos profissionais pudessem contribuir na construção de mecanismos de enfrentamento desta realidade. Nesta mesa, o fenômeno da violência contra crianças e adolescente será abordado sob diferentes olhares, considerando-se aspectos psicológico, jurídicos, educativos e sociais.
Autores: Hilda Rosa Capelao Avoglia, Maria Cristina Teixeira, Marcos Munhoz da Costa e Roberto Joaquim de Oliveira

Políticas Públicas Integradas: violência contra as mulheres, crianças e adolescentes
Ementa: Promover debate sobre as diversas formas de violências, simbólicas, física, psicológica, econômica, e oferecer possibilidades de enfrentamento para garantir os direitos e vida digna.
Autores: Margarida Fatima S. Ribeiro Marília Vizotto, Marilia Martins Vizzotto e Ione da Silva

Comunicar erros