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Indicadores de competências digitais na formação de professores

No Brasil, embora existam muitas pesquisas dedicadas a refletir sobre os nativos digitais (PRENSKY, 2001), verificamos não existir, ainda, uma investigação que se debruce sobre os indicadores de competências digitais do século XXI na formação de professores brasileiros. Nesta pesquisa, temos como hipótese a ideia de que a compreensão das competências digitais dos professores no território nacional será importante para a elaboração de um catálogo e o estabelecimento de diagnósticos. Temos como principais objetivos: (i) discutir a relevância de elaborar um catálogo de indicadores considerados desejáveis para a avaliação das competências dos professores em TDIC; (ii) propor melhorias para a profissionalização docente, tendo como referências as competências digitais do século XXI; e (iii) desenvolver propostas de formação de docentes que considerem as competências digitais do século XXI. O corpus selecionado para este estudo envolverá professores de escolas públicas da educação básica da cidade de São Bernardo do Campo, São Paulo. O que justifica esse estudo é o fato de podermos caracterizá-lo como inovador e necessário em nosso país, pois permitirá aos pesquisadores acessarem os resultados de um catálogo de indicadores de competências digitais dos professores. O arcabouço teórico que sustenta este trabalho são os estudos de Jannuzzi (2012), Escudero (2006), Unesco (2009), Behrens (1996, 2005, 2006), Prensky (2001), Moraes (2008), Moraes e Suanno (2014), Bauer, Gaskell (2002); Breuer (2003), Flick, (1995, 2002), Gaskel (2002), Steinke (2000), Turato (2004), dentre outros. Nossa metodologia é bibliográfica e de levantamento. Gil (2002, p. 50) explica que as pesquisas de levantamento “caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer”. Esse levantamento será realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com alguns professores das escolas públicas de Ensino Fundamental do município de São Bernardo do Campo, SP, a saber: EMEB Prefeito Aldino e EEPSG Professor Amadeu Olivério, com caráter investigativo, servindo de apoio na validação dos questionários (survey). Os resultados esperados pretendem confirmar nossa hipótese sobre a importância da compreensão das competências digitais dos professores no território nacional

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