Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Processo Seletivo / 1sem/2015 / Edital de seleção discente - 1º semestre de 2015

Edital de seleção discente - 1º semestre de 2015

Confira a versão em PDF


UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO - UMESP
FACULDADE DE HUMANIDADES E DIREITO
PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO DISCENTE PARA O
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - MESTRADO E DOUTORADO
ANO ACADÊMICO 2015 – 1º SEMESTRE


I – Da Inscrição
O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP faz saber que se encontram abertas as inscrições para o preenchimento de 15 (quinze) vagas, sendo 10 (dez) no Mestrado e 5 (cinco) no Doutorado, na Área de Concentração Educação, nas seguintes Linhas de Pesquisa:


1. POLÍTICAS E GESTÃO EDUCACIONAIS (5 vagas, sendo 3 vagas no Mestrado e 2 vagas no Doutorado)
A linha de pesquisa Políticas e Gestão Educacional investiga e analisa criticamente ações, processos e movimentos relacionados às políticas e à gestão educacional; discute seus fundamentos, métodos e orientações filosóficas, epistemológicas e históricas, com vistas a gerar o avanço dos conhecimentos e propostas de renovação educacional e social. Tem privilegiado temáticas voltadas para: políticas públicas, gestão participativa, administração acadêmica, fundamentos históricos das políticas educacionais; direitos humanos e políticas de educação; relação entre políticas publicas de meio ambiente e educação.

2. FORMAÇÃO DE EDUCADORES (10 vagas, sendo 7 vagas no Mestrado e 3 vagas no Doutorado)
A linha de pesquisa Formação de Educadores investiga os processos formativos e a ação de educadores (professores, coordenadores, gestores, educadores sociais) numa perspectiva crítica, problematizando a formação e a prática nos diferentes níveis de educação formal e não-formal, considerando, numa perspectiva comparativa, a atuação dos educadores e a mobilização dos saberes formativos em diferentes contextos sócio-histórico-culturais e com clientelas diversificadas, incluindo também debates contemporâneos, como direitos humanos e meio ambiente. Discute as contribuições teórico-metodológicas das disciplinas que contribuem para a compreensão da temática e das questões dessa linha; focaliza em especial aspectos referentes a realização de pesquisas de natureza mais qualitativa, considerando sua importância para a problematização da formação e da atuação de educadores.


II – Das Inscrições e Seleção para o Mestrado em Educação

II.1 – Inscrições para o Mestrado em Educação
As inscrições serão feitas na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal), Campus Rudge Ramos, Rua Álfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP, de 01 de outubro a 18 de novembro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados, mediante entrega da seguinte documentação:

a) 1 Fotos 3x4;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) - 1 cópia;
c) Cédula de Identidade (ou Carteira de Identidade da OAB) e para candidatos estrangeiros, o RNE - 1 cópia;
d) Comprovante de Pagamento de Taxa de Inscrição, no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais);
e) Curriculum Vitae - 1 cópia;
f) Diploma de Graduação devidamente registrado – 01 cópia autenticada.
• Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado no Brasil, conforme legislação pertinente.
g)Histórico Escolar da Graduação – 1 cópia autenticada.
•Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada;
h) Exemplares de Produção Científica, como relatórios de pesquisa e artigo dos últimos 2 anos;
i) Projeto de Pesquisa que pretende desenvolver com vistas à futura dissertação (informações no Anexo B) – 03 cópias.
j) Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada. – Formulário disponível no link: http://portal.metodista.br/stricto/ficha-de-inscricao/ficha-de-inscricao/view .

Poderão inscrever-se os portadores de diploma do Ensino Superior de cursos reconhecidos pelo MEC.
Os candidatos residentes fora de São Paulo poderão inscrever-se por correspondência registrada, via Sedex ou por procuração, cujo modelo encontra-se disponível no link: http://portal.metodista.br/stricto/modelo-de-procuracao/modelo-de-procuracao/view , e o boleto referente à taxa de inscrição será enviado ao candidato após o recebimento de sua documentação, pelo e-mail disponibilizado na “Ficha de Inscrição”, com prazo para seu pagamento.

Nos casos de inscrição por correspondência registrada, somente serão considerados inscritos os candidatos cuja documentação e pagamento estejam regularizados no prazo de inscrição.

Local de envio dos documentos de inscrição: Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação – Campus Rudge Ramos – Edifício Beta – Rua do Sacramento, 230 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo - CEP: 09640-000.


II.2 – Da Inscrição e Seleção para o Mestrado em Educação
O processo de seleção para preenchimento das vagas no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado será realizado no período de 24 de novembro a 2 de dezembro de 2014, conforme etapas discriminadas abaixo:

a) Prova escrita
b) Exame de proficiência em língua estrangeira em um dos seguintes idiomas: inglês, francês ou espanhol.
c) Avaliação do Projeto de Pesquisa apresentado pelo candidato na inscrição
d) Avaliação do Curriculum Vitae
e) Entrevista

As etapas acima descritas serão realizadas na Universidade Metodista de São Paulo, Edifício CAPA, Campus Rudge Ramos, Rua Planalto, 106 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo – SP, de acordo com a seguinte programação/cronograma:

Dia 25/11/2014, terça-feira, das 9h às 17h

  • 09h00 – 12h00 - Prova escrita
  • 14h00 – 17h00 - Exame de proficiência em língua estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol) –

Será autorizada a utilização de dicionário monolíngue, providenciado pelo candidato.

Na realização da prova escrita, o candidato entrará no local somente com os objetos necessários a sua realização: caneta, lápis e borracha, devendo apresentar documento de identidade. Não será permitida a consulta a materiais como livros, artigos, anotações e outros materiais, assim como o uso de calculadoras ou similares e aparelhos de comunicação, tais como pagers, telefones celulares, intercomunicadores, agendas eletrônicas, equipamentos eletrônicos, entre outros. O candidato que não comparecer à prova escrita será considerado como desistente.

Os candidatos ao Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Humanidades e Direito da Universidade Metodista de São Paulo deverão realizar os Exames de Proficiência em Língua Estrangeira exclusivamente no Processo Seletivo optando por uma das línguas: Inglês, Espanhol, Francês ou Alemão. Será autorizada, exclusivamente, a utilização de dicionário monolíngue, providenciado pelo candidato.

Candidatos que tenham eventualmente participado de processo seletivo anterior exclusivamente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo, com prazo de até um ano antes da data da inscrição, e que tenham sido aprovados, conforme informação oficial da Secretaria do PPGE/METODISTA em colaboração com a Secretaria Acadêmica de Pós-Graduação, poderão requerer, exclusivamente no ato da inscrição, o aproveitamento desse resultado, aguardando decisão da Comissão de Seleção Discente.

Alunos estrangeiros poderão fazer o exame de proficiência em sua língua materna, desde que esta integre as opções oferecidas e desde que cumpram o requisito do Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (CELPE-BRAS).  Este exame é realizado sempre nos meses de abril e outubro e o certificado tem validade nacional.

Os candidatos admitidos no Programa que apresentarem insuficiência no conhecimento de língua estrangeira poderão submeter-se a novos exames, no prazo máximo de 01 (um) ano, a contar da data do início das atividades acadêmicas, segundo o planejamento feito pelo Colegiado do Programa e divulgado no Calendário Acadêmico da METODISTA.

Os candidatos admitidos no Programa que apresentarem insuficiência no conhecimento de Língua Portuguesa para candidatos estrangeiros, poderão submeter-se a novos exames (CELPE-BRAS), no prazo máximo de 01(um) ano, a contar da data de início das atividades acadêmicas, segundo planejamento do MEC.

Poderá ser aproveitado Exame de Proficiência em Língua Estrangeira, realizado em escolas de línguas reconhecidas. Serão aceitos os certificados expedidos pelas seguintes instituições, ou equivalentes:
- Alemão: Instituto Göethe – Intermediário*;
- Espanhol: Miguel de Cervantes – Intermediário*:
- Francês: Aliança Francesa – Intermediário*;
- Inglês: Alumni (Nível – Toffel*), Cultura Inglesa (Nível – English Language of Service and Training (ELTS)* ou First Certificate in English (FCE)*, Instituto Cultural Brasil/Estados Unidos – First Certificate in English (FCE)*;
* certificado igual ou superior


Dias 26 e 27/11/2014, quarta e quinta-feira, conforme agendamento pela Comissão de Seleção:

  • Entrevista, com horário agendado, a ser divulgado na Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Educação após a prova escrita e o exame de proficiência em língua estrangeira, uma vez que a ausência em qualquer dessas provas configurará eliminação do candidato.
  • Avaliação do Curriculum Vitae
  • Avaliação do Projeto de Pesquisa


No ato da entrevista, os candidatos deverão apresentar documento de identidade. A ausência do candidato no dia, local e hora designada para a realização da entrevista será considerada como desistência. A entrevista consistirá na arguição do Projeto de Pesquisa, Curriculum Vitae do candidato e suas publicações. Abordará também as expectativas em relação ao Curso e ao futuro profissional do candidato.

ATENÇÃO: Os candidatos residentes fora da região da Grande São Paulo, poderão ter o agendamento da entrevista ajustado de modo a evitar que faça duas viagens, desde que solicitado com antecedência para as devidas providências.


II.3 - Divulgação dos resultados:  Dia 05/12/2014
1) A critério da Comissão de Seleção Discente o número de vagas poderá ser ampliado ou
remanejado entre os níveis de ensino do programa e linhas de pesquisa, de acordo com a disponibilidade de vagas dos docentes/orientadores do programa, possibilitando melhor atendimento dos candidatos aprovados.

A lista dos nomes dos candidatos classificados será afixada na página do Programa de Pós-Graduação em Educação http://portal.metodista.br/poseducacao, disponibilizada no Portal da METODISTA: www.metodista.br.

III. Da Inscrição e Seleção para o Doutorado em Educação

III.1 – Inscrição para o Doutorado em Educação
As inscrições serão feitas na Central de Relacionamento, no Anexo Ómicron (em frente à Portaria Principal), Campus Rudge Ramos, Rua Alfeu Tavares, 149. Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP, de 01 de outubro a 18 de novembro de 2014, de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h30, exceto feriados, mediante entrega da seguinte documentação:

a) 1 Foto 3x4;
b) Cadastro de Pessoa Física (CPF) - 1 cópia;
c) Cédula de Identidade (ou Carteira de Identidade da OAB) e para estrangeiros o
RNE - 1 cópia;
d) Comprovante de Pagamento da Taxa de Inscrição, no valor de R$ 110,00 (cento e dez reais);
e) Curriculum Vitae - 1 cópia;
f) Diploma de Mestrado, reconhecido pelo MEC, devidamente registrado (para inscrição no Doutorado) - 1 cópia autenticada.

  • Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado no Brasil, conforme legislação pertinente.

g)Exemplares de Produção Científica, como artigos, capítulos de livros ou livros, e cópias da Dissertação de Mestrado, sendo uma impressa em papel e uma cópia digital, entregue gravada em CD-R ou DVD-R;
(serão devolvidos aos aprovados no processo seletivo por ocasião da matrícula)
h) Histórico Escolar do Mestrado - 1 cópia autenticada

  • Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada.


i) Projeto de Pesquisa que pretende desenvolver com vistas à futura tese; (informações no Anexo B); - 02 cópias
j) Ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada. Formulário disponível no link: http://portal.metodista.br/stricto/ficha-de-inscricao/ficha_de_inscricao_2/view

Poderão inscrever-se diplomados na Área das Ciências Humanas e de outras áreas, desde que seus projetos de pesquisa sejam adequados às linhas de pesquisa e área de concentração do PPGE. Os casos extraordinários serão examinados pela Comissão de Seleção Discente.

Os candidatos residentes fora de São Paulo poderão inscrever-se por correspondência registrada, via Sedex ou por procuração, cujo modelo encontra-se disponível no link: http://portal.metodista.br/stricto/modelo-de-procuracao/modelo-de-procuracao/view, e o boleto referente à taxa de inscrição será enviado ao candidato após o recebimento de sua documentação, pelo e-mail disponibilizado na Ficha de Inscrição, com prazo para seu pagamento.

Docente Linha de Pesquisa Mestrado Doutorado Total
Adriana Barroso de Azevedo Formação de Educadores 1 1 2
Décio Azevedo Marques de Saes Política e Gestão Educacionais 2 - 2
Lúcia Villas Bôas Formação de Educadores 2 - 2
L. Jean Lauand Formação de Educadores - 1 1
Maria Leila Alves Política e Gestão Educacionais - - -
Marília Claret Geraes Duran Formação de Educadores - - -
Norinês Panicacci Bahia Formação de Educadores 1 - 1
Roger Marchesini de Quadros Souza  Política e Gestão Educacionais 1 - 1
Roseli Fischmann Política e Gestão Educacionais 1 1 2
Rui de Souza Josgrilberg Formação de Educadores - 1 1
Zeila Fabri Brito Demartini Formação de Educadores 3 - 3
Total   11 4 15
Comunicar erros

SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS