PPGE promove abertura oficial do Doutorado em Educação
06/12/2012 16h20 - última modificação 10/12/2012 17h18
Pertencente à Faculdade de Humanidades e Direito, o Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Metodista de São Paulo foi recentemente aprovado e recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) com conceito 4. A cerimônia oficial de abertura foi realizada no dia 05 de dezembro.
A professora Roseli Fischmann, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação comentou sobre o processo de abertura do Doutorado. “Essa construção foi estruturada com base em todos os valores que já existem na Universidade.Esse caminho, essa identidade, nada foi construído individualmente, há uma história por trás. Com toda a luta que tivemos para chegar até aqui, esperamos fazer a diferença para ajudar a pensar e refletir sobre a educação como um horizonte, não simplesmente para obter um diploma, mas para que todas as pesquisas tragam contribuições para a área.”
O Doutorado em Educação é formado por duas linhas de pesquisa: Políticas e Gestão Educacional e Formação de Educadores. A primeira investiga e analisa ações, processos e movimentos relacionados às políticas e à gestão educacionais; já a segunda investiga os processos formativos e a ação de professores, coordenadores e outros educadores, em diferentes abordagens teórico-metodológicas, nos diferentes níveis de educação formal e modos de educação não-formal.
“É um programa que visa ampliar laços e relações, fortalecendo a produção docente e discente. Um doutorado sempre vem para aprimorar as pesquisas que vão sendo realizadas, é um momento de aprofundamento, de maior densidade teórica, que fortalece a gestão da educação”, relatou a professora Marília Duran, fundadora do Mestrado em Educação e por sete anos coordenadora do PPGE.
A primeira turma, composta por sete pessoas, já iniciou suas atividades agora no 2º semestre de 2012. Para o professor Jung Mo Sung, diretor da Faculdade de Humanidades e Direito, “abrir um programa de Doutorado é mais que cumprir uma meta, é assumir o desafio, nestes tempos, de formar novos pesquisadores, com consistência, ousadia e criatividade”.