Grupos de pesquisa do PPGE apresentam sua atuação na Mostra Acadêmica
27/09/2019 16h50 - última modificação 07/10/2019 20h00
Docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista apresentaram na quinta-feira 26 de setembro as propostas e trabalhos realizados nos grupos de pesquisa do Mestrado e Doutorado. A atividade fez parte das celebrações de 20 anos do Programa.
Marcelo Furlin, coordenador do PPGE, falou a respeito do grupo “Educação, Complexidade e Linguagem”. Segundo o docente, um dos objetivos é trabalhar a formação de professores com base na análise de seu texto. “O texto escrito ganha autonomia, ele é maior que o autor. Nossa proposta é ter uma pesquisa narrativa que converse com o texto”, diz.
O professor Vitor Chaves de Sousa apresentou o grupo “Hermeneia — Filosofia Hermenêutica da Religião”, que neste semestre discute “O tempo e a narrativa de Paul Ricoeur”. Além dos encontros mensais presenciais, interessados podem acessar os conteúdos por meio de vídeos no Youtube e um Podcast. Clique aqui para conferir.
É também por meio de diversas mídias que se baseia a atuação do grupo “Narrativas Docentes e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação”, abordado pelos docentes Claudio André e Adriana Barroso, que também é diretora de Pós-graduação e Pesquisa da Metodista. Adriana ressaltou a necessidade de “inserir o processo de autorreflexão por meio de formação utilizando as narrativas no contexto”.
André demonstrou diversos projetos que utilizam robótica e mídias digitais como exemplos da Educação Maker 4.0. “Ainda estamos no papel de consumidores de tecnologias, não de produtores. Precisamos desmistificar a ideia de que é difícil fazer esse tipo de projeto”, concluiu.
Seguindo a proposta de aliar educação e inovação, o professor Fabio Josgrilberg apresentou o Cinat, grupo de pesquisa integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e do PPGE. “Temos o foco em reeducação para criatividade. É importante resgatar a confiança criativa, educar para que isso não seja apenas uma atividade extra, mas esteja em todos os contextos educativos, para todas as idades”, declarou.
Veja como foi a abertura das celebrações.
Desafios e possibilidades
Na tarde de 24 de setembro foi a vez de a educação estar sob múltiplos olhares por meio da mesa-redonda Desafios e Possibilidades. Além do atual corte de recursos que ameaça a pesquisa e a qualidade da formação de educadores, houve explanações sobre como a universidade faz sua inserção na comunidade, a exclusão escolar na infância e juventude, o professor polivalente diante de salas lotadas e os ciclos de aprendizagem do aluno, além da formação insuficiente do docente sobretudo da Educação Básica.
Participaram Claudia Panizzolo (UNIFESP), Evonir Albrecht (UFABC), Nonato Assis de Miranda (USCS), Rosemary Roggero (UNINOVE) e Sandra Lúcia Ferreira (UNICID), com moderação do professor Marcelo Furlin (UMESP).