Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Notícias / 2019 / Grupos de pesquisa do PPGE apresentam sua atuação na Mostra Acadêmica

Grupos de pesquisa do PPGE apresentam sua atuação na Mostra Acadêmica

Docentes discutiram temas abordados dentro de cada iniciativa

27/09/2019 19h50 - última modificação 07/10/2019 23h00

Docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista apresentaram na quinta-feira 26 de setembro as propostas e trabalhos realizados nos grupos de pesquisa do Mestrado e Doutorado. A atividade fez parte das celebrações de 20 anos do Programa.

Marcelo Furlin, coordenador do PPGE, falou a respeito do grupo “Educação, Complexidade e Linguagem”. Segundo o docente, um dos objetivos é trabalhar a formação de professores com base na análise de seu texto. “O texto escrito ganha autonomia, ele é maior que o autor. Nossa proposta é ter uma pesquisa narrativa que converse com o texto”, diz.

O professor Vitor Chaves de Sousa apresentou o grupo “Hermeneia — Filosofia Hermenêutica da Religião”, que neste semestre discute “O tempo e a narrativa de Paul Ricoeur”. Além dos encontros mensais presenciais, interessados podem acessar os conteúdos por meio de vídeos no Youtube e um Podcast. Clique aqui para conferir.

É também por meio de diversas mídias que se baseia a atuação do grupo “Narrativas Docentes e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação”, abordado pelos docentes Claudio André e Adriana Barroso, que também é diretora de Pós-graduação e Pesquisa da Metodista. Adriana ressaltou a necessidade de “inserir o processo de autorreflexão por meio de formação utilizando as narrativas no contexto”.

André demonstrou diversos projetos que utilizam robótica e mídias digitais como exemplos da Educação Maker 4.0. “Ainda estamos no papel de consumidores de tecnologias, não de produtores. Precisamos desmistificar a ideia de que é difícil fazer esse tipo de projeto”, concluiu.

Seguindo a proposta de aliar educação e inovação, o professor Fabio Josgrilberg apresentou o Cinat, grupo de pesquisa integrante do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e do PPGE. “Temos o foco em reeducação para criatividade. É importante resgatar a confiança criativa, educar para que isso não seja apenas uma atividade extra, mas esteja em todos os contextos educativos, para todas as idades”, declarou.

Veja como foi a abertura das celebrações.

Desafios e possibilidades

Na tarde de 24 de setembro foi a vez de a educação estar sob múltiplos olhares por meio da mesa-redonda Desafios e Possibilidades. Além do atual corte de recursos que ameaça a pesquisa e a qualidade da formação de educadores, houve explanações sobre como a universidade faz sua inserção na comunidade, a exclusão escolar na infância e juventude, o professor polivalente diante de salas lotadas e os ciclos de aprendizagem do aluno, além da formação insuficiente do docente sobretudo da Educação Básica.

Participaram Claudia Panizzolo (UNIFESP), Evonir Albrecht (UFABC), Nonato Assis de Miranda (USCS), Rosemary Roggero (UNINOVE) e Sandra Lúcia Ferreira (UNICID), com moderação do professor Marcelo Furlin (UMESP).

  

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS
X