Colóquio propõe debate sobre Educação e Direitos Humanos na época neoliberal
02/04/2019 15h45 - última modificação 09/05/2019 17h50
Como parte da programação do Colóquio promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, a Universidade Metodista de São Paulo oferece no dia 27 de maio, às 9h30, no Auditório Capa, a palestra “Educação e Direitos Humanos: os pressupostos antropológicos da educação na época neoliberal”. O evento será apresentado por Jung Mo Sung, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Metodista.
Toda teoria educacional pressupõe uma noção de ser humano, uma concepção de cognição (relação ensino-aprendizagem) e um projeto político. Nesse contexto, a educação moderna (a liberal e a crítica) assumiu os Direitos Humanos como pressuposto antropológico fundamental e, ao mesmo tempo, o seu objetivo civilizatório. Entretanto, com a força do neoliberalismo, a educação está sendo reduzida à instrução da eficiência técnica e negando os valores dos direitos humanos. O colóquio discutirá o conflito entre os dois modelos de educação e de seres humanos no Brasil de hoje.
Apresentador:
Jung Mo Sung - Doutor em Ciências da Religião, com estudos pós-doutorados em Educação. É professor do PPG-Ciências da Religião da UMESP, onde faz pesquisa sobre a relação entre teologia, economia e educação. Autor de mais de 20 livros (alguns traduzidos em vários idiomas), entre os quais A idolatria do dinheiro e os Direitos Humanos (2018); Educar para reencantar a vida (2006 e 2016); Competência e sensibilidade solidária: educar para esperança (2000, com Hugo Assmann).
Data e horário: 27 de maio (segunda-feira), das 9h30 às 11h30
Local: Auditório do Edifício Capa (rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos – São Bernardo)
Inscrições: No local