Ferramentas Pessoais

Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação em Educação / Notícias / 2019 / Aula magna do PARFOR discute a literatura infantojuvenil na formação de professores

Aula magna do PARFOR discute a literatura infantojuvenil na formação de professores

Evento será realizado em 15 de agosto no Auditório Iota

02/08/2019 14h10 - última modificação 02/08/2019 21h26

Coordenação Institucional da Pedagogia-PARFOR (Programa Nacional de Formação de Professores de Educação Básica) realizará a aula magna do segundo semestre de 2019 em 15 de agosto próximo às 19h30 no auditório Iota, no campus Rudge Ramos da Universidade Metodista de São Paulo. 

Com participação de vários autores de obras infantojuvenis, o evento pretende discutir a célere inserção da literatura nos processos diversos de leitura do mundo, de quem ensina e de quem aprende.

Educadores que reconhecem a relevância da leitura e a abertura de horizontes para a formação da ética e da cidadania são cada vez mais indispensáveis. Educadores que gostam de ler, que nutrem o encanto pela tessitura de suas próprias leituras do mundo e que tocam o chão da vida de seus educandos são marcantes.

Nesse sentido, os livros infantis sugerem vias de possibilidades para a percepção e a compreensão de valores emergentes, na construção de uma sociedade humana com direitos e deveres em diálogos profícuos no contemporâneo.

Confira os mediadores:

Marco Haurélio, escritor, pesquisador da cultura espontânea, cordelista e estudioso da poesia popular é autor de livros para crianças e jovens, vários deles premiados, dentre eles, A Lenda do Saci-Pererê, Traquinagens de João Grilo e O Príncipe que Via defeito em Tudo. Atualmente é um dos maiores pesquisadores de contos tradicionais do Brasil.

 

 

Manuel Filho é escritor (ator e cantor) agraciado com o prêmio JABUTI 2008 e finalista do mesmo prêmio em 2016. Possui mais de 50 livros publicados. Em parceria com Maurício de Sousa e Ziraldo escreveu o livro MMMMM, que uniu pela primeira vez as turmas da Mônica e do Menino Maluquinho.

 

Dílvia dos Santos Ludvichak, coordenadora Nacional de Divulgação e Eventos da PAULUS Editora, é mestranda em Ciências da Religião pela UMESP, jornalista e escritora de livros infantis com ênfase na cultura brasileira, como o Livro Luiz Lua Gonzaga Estrela. Suas principais obras discutem temas como diversidade, culinária, regionalismo, pluralidade cultural, trabalho e consumo, meio ambiente, ética, diferenças sociais, folclore etc.

 

Mariza Lima Gonçalves é educadora, poetisa e escritora de livros para o público infanto-juvenil e membro da Academia Popular de Letras. Dentre suas principais obras está o livro João Francisco, que discute sobre as dificuldades em aprender.

 

 

 

O ilustrador Luciano Tasso é formado em Comunicação Social pela Escola de Comunicação e Artes da USP. Desde 2007 atua como ilustrador para livros, dentre eles, Por Júpiter – A Tragicomédia de Anfitrião, Artes do Caipora em Cordel, A Saga de Beowulf, Os 12 Trabalhos de Hércules e O que é Cultura Popular? e para Histórias em Quadrinhos.

 

 

 

Aula magna do PARFOR
Data: 
15 de agosto de 2019
Horário: das 19h30 às 21h
Local: Auditório Iota (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo - SP)
Inscrições no dia e local do evento

Comunicar erros


Leia mais notícias sobre: ,
SOBRE O PROGRAMA
INFORMAÇÕES ACADÊMICAS
ALUNOS
X