Pós-Graduação discute Justiça Restaurativa em Colóquios de Educação
07/07/2018 05h04
A partir de agosto, o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Metodista de São Paulo promoverá Colóquios de Educação para discussão de temas emergentes. O encontro de 21 de agostoabordará "Justiça Restaurativa: perspectivas teórico-práticas para a (re)construção da Cultura de Paz".
A Justiça Restaurativa enfeixa um conjunto sistêmico de princípios, técnicas e ações coordenados por facilitadores capacitados, investindo de forma autocompositiva na prevenção e resolução de conflitos. Busca resguardar o desenvolvimento de procedimentos focados na transformação da realidade conflituosa ou violenta em aprendizado para um novo fazer.
Alguns princípios e valores da Justiça Restaurativa são: cooperação voluntária; horizontalidade; reconhecimento da humanidade de todos; respeito; empatia; busca de sentido e pertencimento; responsabilização pelos danos causados, dentre outros inerentes ao processo de (re)construção da Cultura de Paz.
Apresentadoras
Selma Martinez Simões Rodrigues de Lara - Possui Mestrado e Doutorado em Psicologia e Educação pela Universidade de São Paulo. Coordenadora Pedagógica e Multiplicadora do Programa de Justiça Restaurativa de Santos (SP). Conselheira Técnica da Organização Mundial para a Educação Infantil OMEI-Brasil e do Movimento de Arregimentação Feminina - MAF.
Liliane Claro de Rezende - Graduada em Letras pela Universidade Católica de Santos; Licenciada em Pedagogia com Habilitação em Administração Escolar; Pós-Graduada Lato Sensu em nível de Especialização em Supervisão Escolar; Professora de Educação Básica II na Rede Estadual de Ensino de Santos; Especialista de Educação I: Assistente de Direção na Rede Municipal de Santos; Mestra em Educação pela Universidade Católica de Santos, na linha de Políticas Públicas.
Data: 21 de agosto de 2018
Horário: das 10h às 12h
Local: Auditório do Edifício Capa (Rua Alfeu Tavares, 149, Rudge Ramos – São Bernardo do Campo - SP)
Inscrições no local do evento